quinta-feira, 4 de março de 2021

JAVALIS, CASA DA ÁGUA E A ELETRICIDADE


Javalis (Google-A-Médio Tejo)
Num destes dias, calcorreando como habitualmente faço, pela “fresquinha”, instruí os meus calcantes no sentido da Capa-Rota pelo antigo caminho que vai até à “casa-da-água”, como antigamente se dizia e era. Com a mudança dos tempos, fazendo jus à modernidade, virou transformação de eletricidade. Eletricidade, essa coisa que eu, teimosamente, não consigo ver. O meu saudoso irmão “não levava à paciência” que eu não visse, não sentisse, não cheirasse e não adorasse a eletricidade.

Que hei de eu fazer? Bater com a cabeças nas paredes? Autoflagelar-me com cavalo-marinho de pontas estreladas? Atirar-me das escadas abaixo? Claro que não! Quero lá saber se isso a que chamam eletricidade, se vê ou não. Eu não vejo, ponto final parágrafo.

Uns 100 metros após o final da rua Humberto Delgado, para lá da ponta do Bairro da Arroteia, entrei no tal caminho que me fez recuar mais-ou- menos, sessenta de tempo contado em anos, por onde algumas vezes acompanhei a minha Mãe e a burra Carocha, levando trigo ou milho para o Ti Sebastião Moleiro transformar em farinha na mó gigante que na azenha trucidava tudo o que lhe aparecesse à frente.

Fiquei impressionado porque os carrascos que ladeiam o caminho continuam sendo altos. Na verdade, eu, em “puto”, quando daquelas passagens, os carrascos pareciam-me árvores gigantes, tal era a sua envergadura. Agora, nestes tempos pandémicos, continuam sendo grandes.

Eram vários os caminhos assim, entre a Abrunheira, Linhó, Colónia, Ranholas, Casal da Beloura, Capa Rota e Manique de cima ou Casal da Peça, que se cruzavam e davam a necessária serventia a pessoas e animais, para se chegar aos vários sítios.     

Voltando à questão do ver ou não ver, “eis a questão”; é verdade que, muitas vezes, vemos aquilo que queremos e o que não queremos, mas o que conta mais é o nosso querer. Por exemplo, se eu vi uma vara de porcos domésticos, embora pretos, tranquilamente a pastar no campo à frente da minha casa, e por uma razão quaisquer, quiser ver uma vara de javalis grandes, gordos e bem aparelhados de perigosos cornos pontiagudos, vejo! É a minha vontade e outros que se lixem, ou acreditam na patranha ou “vão dar uma curva ao bilhar grande” ou pelo menos ao pequeno.

Ou seja, os caçadores que estejam sossegados e não se ponham a limpar e afinar as espingardas, porque os javalis ainda não chegaram á Abrunheira.

Levar a nossa vontade avante é muito bonito, agora, em nome dessa vontade, querer enfiar o gorro aos outros, aí, já é aldrabice e vigarice.

Silvestre Brandão Félix

04 março de 2021

Foto: Google (A. Médio Tejo)

segunda-feira, 1 de março de 2021

DE NOITE TODOS OS GATOS SÃO PARDOS

 

Quando, dando corda aos calcantes e acompanhando o canídeo pela área de abrangência de alguns candeeiros públicos das ruas ou ruelas da Abrunheira, eles, os candeeiros, como se de praga rogada se tratasse, castigo divino ou destino marcado, apagam-se!  

Sempre que me acontecem estes “apagões”, não deixo de me lembrar daquele monólogo do Vasco Santana no famoso filme, “O Pátio das Cantigas”. Será que é essa a intenção? Que eu me vergue e chegue ao ponto de pedir, por favor, aos que lá do alto do seu tamanho que se julgam tão importantes, me deem um bocadinho da sua luz?

É que, ainda por cima, como se gozassem, à medida que nos afastamos, os “caga-lume” lá do alto, voltam a botar luz!

Mas então, em que ficamos? A mesma coisa acontece com vários. Isto é coisa “armada”, será um “prémio” para os do lado de cá da Serra, ou do lado de lá, também é assim? E se for, é porquê?

Eu, que sou daqueles que sai de casa com um saco para apanhar o servicinho do cão, fico pulha quando o tipo resolve aliviar-se no exato momento em que vamos a passar por um daqueles que se apagam. Lá fico mirando, mirando, — e “de noite todos gatos são pardos” e os cagalhotos também — até acertar no objetivo.

Será que este fenómeno tem explicação ou sou eu que tenho uma energia tão, mas tão negativa, que até consigo apagar candeeiros públicos quando deles me aproximo?

Silvestre Brandão Félix

01 de março de 2021

Video: Youtube

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

O LIXO, A MULHER E A POBREZA ENVERGONHADA

 

Rio das Sesmarias Junto à Ponte na Abrunheira
Pelos zambujeiros e oliveiras, abrunheiros e mulatas, cedros e choupos, caminhos e curvas que começam a ficar debruados de ricos carrascos porque de muita bolota lhe pesarão, e os silvados que, com a chegada das andorinhas, coloridos de amoras se hão de encher, que antes, mas mesmo muito antes, foi território do melro “Simão” e da melra “Micas” que, na idade do Caracol Velho, sua filha Judite e genro Coutinho que era Bernardino, voavam e controlavam a zona.

Agora, muitas gerações para a frente, lindos melros, melras e suas proles, lhes fazem honras e se apresentam em enchentes, quase bandos, chilreando desde que o Sol desponta nestas terras ao fundo do Caracol, do Peixoto, do João da Batata, do Azevino e da Arroteia.

Por ali, pela Gago Coutinho que é mesmo Coutinho em homenagem ao Bernardino da Judite, abeirei-me do nosso amigo Rio das Sesmarias —"bem-aventurado” confessor e adivinho da nossa Terra que, por estes dias, corre de (barriga) água cheia com pressa de chegar à Azenha do Ti Sebastião — para nos dizer as últimas parangonas do jornal da caserna.

Não disse, mas soprou-me que os caixotes do lixo andam muito remexidos.

— Remexidos?

Interroguei eu! Que quereria o meu amigo dizer? Eu só pensei, mas ele adivinhou a dúvida, e voltou a soprar-me ainda mais forte que mais parecia a volta da “nortada”

— Têm umas varetas com um gancho na ponta e remexem… remexem… até encontrarem alguma coisa que se coma.

— O quê, será que percebi bem?

E pela “nortada” insistiu

— Sim! Percebeste bem, sim! Andam à procura de comer. Naturalmente que sempre acabam por ir outras coisas que as pessoas atiram para o lixo, mas é a necessidade de encher a barriguinha, que os leva a procurar nos caixotes aquilo que não têm nas despensas.

Aí, certificando-me que não havia mais ninguém por perto, perguntei em voz alta:

— Oh! Meu amigo Rio das Sesmarias, partindo do princípio de que me entendes bem, diz-me: São sempre os mesmos? E quantos são?

— Alguns vêm sempre de manhã cedo e ao lusco-fusco, outros vêm às vezes e, há uma mulher também. Esta, muito vestida e quase toda tapada, é difícil ver-se-lhe o rosto.

— Uma mulher? Pois é Amigo Rio das Sesmarias, são tempos de pobreza e muita, é envergonhada.

— Juro, por esta água que há de chegar à costa do Estoril em São Pedro, que nem no tempo do Caracol Velho, do Simão e da Micas, havia assim tanta pobreza de comidinha.

— Tens razão Amigo, a pobreza era outra. Mesmo assim, para comida e outras coisas de primeira necessidade, hoje há alternativas aos caixotes do lixo. As famílias com estas carências podem contactar a Junta de Freguesia em São Pedro pelo telefone 219 105 810, em Sintra 219 100 390 ou mail:  acaosocial@uniaodasfreguesias-sintra.pt .

O meu Amigo Rio das Sesmarias, ficou confortável com esta dica e agora corre bem cheiinho direito à Azenha que já foi do Ti Sebastião (moleiro).

Silvestre Brandão Félix

26 de fevereiro de 2021    

sábado, 20 de fevereiro de 2021

PERDER UM IRMÃO

 

Perder um irmão, é perder uma parte de nós. Ainda mais, de for um irmão sempre presente ao longo da nossa vida.

Todos os momentos bons e maus da minha vida, foram vividos com ele.

Ensinou-me tudo e principalmente a honestidade, a integridade moral, a riqueza de carácter, ser solidário, ter respeito pelo semelhante, enfim, duma forma simples e sincera, a ser boa pessoa.

Ele, era isso tudo e muito mais!

Tenho a certeza de que estás a descansar e em PAZ!

Até um dia destes!    

Silvestre Brandão Félix

20 de fevereiro de 2021

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

O MALTÊS, AS VACINAS E A ESPERANÇA

A Esperança é a última a morrer

Algumas vezes perguntei, mas das respostas não me lembro. “Maltês”, naquela época, para quem não sabia sequer da existência de Malta, que hoje é país independente e da União Europeia, só seria o que ainda se lê no dicionário da “Porto Editora” como sinónimo de; vadio, ocioso ou, trabalhador agrícola que anda de terra em terra prestando os seus serviços.

No caso dos abrunheirenses de há cinquenta ou sessenta de tempo contado em anos, excluindo a primeira hipótese de “Malta-país”, teria de ser uma das outras, mas qual? Não sei, mas um, que conheci, era divertido quando tinha uns copitos a mais, lá isso era.

O Silvestre Velho, contratava muitos “malteses”. Eram-no, porque andavam com a “trouxa-às-costas” e não tinham poiso certo. Ainda assim, rigoroso no trabalho como era, não lhe servia qualquer um e gostava que lhe aparecessem os que já conhecia. Só por muita necessidade ficava com desconhecidos.

A grande massa de mão-de-obra naquela época, devido à sazonalidade da atividade agrícola, baseava-se neste género de trabalhadores. Ainda tenho uma vaga ideia de os ver no pátio da casa. Eram bastantes homens e também havia ou outra mulher. A ideia que ainda vagueia por estes circuitos de neurónios acima e abaixo, inclui o meu avô, no meio, dando-lhes indicações para onde deviam ir trabalhar.

Mas de quem quero falar é do Ti António Maltês, sendo que o segundo nome era mesmo alcunha. Nunca percebi porque tinha aquela alcunha. Ele era pedreiro e acho até, mestre do ofício. Ora, esta realidade profissional não se encaixa no deambular dum “maltês”. Será que noutros tempos o teria feito? Não sei!

O Ti António era uma pessoa discreta e, para a época, até reservada. Ou seja, não passava pelas tabernas todos os dias e muito menos por lá fazia serões de “copos”. Mas, de quando em vez, provavelmente com as sobras do almoço, metia um tintol a mais e, ao final do dia, passava pela taberna e, numa fase posterior, pelo café do Manel e também pelo Cabaço, transformando-se completamente.

De reservado, passava a extremamente extrovertido e divertido. Cantava, assobiava, cantava e até tocava “gaita-de-beiços”. Ainda mais brincava quando pelo Carnaval passava. O Ti António embarcava muitas vezes no “Enterro-do-Bacalhau” com o Rafael Coxo e companhia, mas assim que acabava o desfile, nunca mais ninguém o via. Uma ou outra vez, arrastava o irmão Vandelino, também muito engraçado com um copito a mais. Desta participação, contei   num escrito aqui, a propósito do Carnaval daquele ano de 2013 (https://largodochafarizaosol.blogspot.com/2013/02/ ). Para além de cantar, dançar e tocar a gaita, ele escrevia os versos com que animava o pessoal; era um poeta popular!

Tenho pena de não ter decorado algumas dessas quadras. Algumas eram dedicadas à sua mulher Catalina e, a maior parte, à sua filha, genro e neto que estavam em Moçambique, dobrando-lhe as saudades e a angústia pela falta.

Também neste ano de vinte e um a dobrar, e tão estranho que nem de Carnaval nos lembramos, a angústia tomou conta de nós. Invade-nos o medo e domina-nos o pensamento pela recuperação dos nossos doentes, quando a sinistra, ronda de “gadanha” em punho com o malvado propósito de os ceifar desta vida.

E os dias de folguedo vazio e oco, no meio da pandemia, estariam a chegar, que fazemos?

Esperamos pela extinção dum bicharoco que desafia o mundo e todos os poderes a ele associados. Esperamos que as vacinas, que de grande negócio se enchem, consigam fazer o trabalho para que nos “curvemos” à força do capital.

Ainda assim, que a curvatura seja verde, porque “a esperança, é a última a morrer”.

Silvestre Brandão Félix

10 de fevereiro de 2021

Foto: Esperança (Google-Project Draft)

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

AS TRÊS FREGUESIAS E OS ELEITOS

 

Palácio da Pena (google)

Tenho todo o respeito pelo trabalho dos eleitos nos Órgãos executivo e deliberativo da União das Freguesias de Sintra. Os cidadãos que os compõem, merecem toda a minha consideração pelas funções que desempenham e pelo que representam na estrutura democrática das, SUBLINHO, das, três freguesias.

A propósito do texto publicado aqui no passado domingo, devo esclarecer que reconheço muita coragem e mérito aos responsáveis pela gestão do executivo da União, nestes dois mandatos.

Só que, para se cumprir a necessária política de proximidade duma Junta de Freguesia, têm de existir alguns pressupostos que a situação criada em 2013, anulou completamente.

Faltam poucos meses para as próximas eleições autárquicas. Parece-me que as forças representadas na Assembleia de Freguesia, estão confortáveis com a atual União ou, pelo menos, aos olhos da população, assim parece.

Evidentemente que será difícil esperar que os promotores e apoiantes da agregação em 2013, venham agora trabalhar para o contrário, já os outros, entretanto, deviam ter tudo pronto para concretizar a desagregação, mesmo que depois pudessem propor alterações aos limites de cada uma das três, mas pelo que consigo perceber, não é bem assim.

Insisto! No que vou vendo e ouvindo, até parece ser um problema inexistente e nem como tema de reflexão é abordado. É assim, como se fosse tabu!

Sobre a prometida desagregação, que explicação as forças políticas promitentes com assento nos Órgãos da União, vão dar às populações das três freguesias?

Silvestre Brandão Félix

26 de janeiro de 2021

domingo, 24 de janeiro de 2021

CHICO DA BELOURA, CALADINHO E A UNIÃO

 


Àquela hora, não era normal o Chico da Beloura estar ali, pensou e admirou-se o Ti J’aquim Artista que do servicinho à chuva, vinha. O sol ainda não se via por cima da casa do Silvestre Velho. É certo que ainda era janeiro, portanto nunca (o sol) subiria muito, mas, ainda assim, cedo marcava o batente lá de casa.

— Eh! Chico! Bom dia! Então, já mungiste o rebanho todo?

— Bom dia Ti J’aquim! Já! E por isso mesmo é que me encontra aqui a esta hora. Dei por falta de três ovelhas e, logo se fez dia, “desatei” à procura delas.

— Então e vieste logo por aqui? Ainda se te lembrasses de trazeres uns queijinhos frescos, mas assim, a seco?

— Vim direito do Casal da Beloura para aqui, indo o janeiro tão seco, podiam ter tido sede e vir ao Santo António, mas não! Por aqui não estão. Agora vou dar a volta pelos “Celões”, “Campo da Colónia” e pelo caminho até ao Linhô. Onde raio se terão metido.

— Oh! Chico, mas também podiam ter ido pelo caminho da Capa Rota até à Azenha do Ti Sebastião e Manique ou subindo pelas Maçarocas até ao Casal da Peça.

O sol de inverno, começava a despontar por cima da casa do Silvestre Velho. Nos últimos tempos, toda a gente percebia que alguma coisa não ia bem com o velhote. Não se deixava ver. A idade não perdoa e não demoraria muito a ir até ao “Alto-da-Bonita”.

À mesma hora, no lugar de cima, encostado à esquina da taberna do Ramos, lá estava o “observador” de nome Calado, mas que todos chamavam “Caladinho”, visto, raramente falar. Os seus sentidos mais apurados eram o ouvido e o olhar e havia quem dissesse que também o olfato, tal era o apuro com que lhe “cheirava” a fatiotas e gabardines cinzentas. Das poucas vezes que falava ou sussurrava com os colegas da fábrica, não parava de olhar em volta. Em jeito de aviso, dizia aos amigos — cuidado com o que dizem porque “as paredes têm ouvidos”.

Do lado do “Olival”, vindo da pedreira do Ti Miguel, aproximou-se o Coutinho que era Bernardino, que nunca entendeu a maior parte do discurso do Caladinho. Ia meter pela goela, um de três, tinto, mas antes, cumprimentou o amigo e perguntou-lhe pelas novidades.   

— Oh, Bernardino que não és Coutinho, novidades a bem dizer, não tenho. Com tudo censurado com o “lápis-azul”, é muito difícil haver novidades antes da distribuição da “folha-do-costume”.

— Mas oh, “Caladinho”, o “Rio-das-Sesmarias” disse-me, quando lá passei, que o Presidente da Junta ia mudar de sítio. Então isso não é uma novidade?

— Chiu!! (sussurra o “Caladinho”) Fala baixinho!! Tens de ter cuidado porque a “bufaria” não desarma e Caxias não fica assim tão longe. Sim! Eu sei dessa mudança, mas isso não é no nosso tempo.

— Não é agora? Então como é que o “Rio-das-Sesmarias” sabe?

— Sabe, porque ele, “O Rio-das-Sesmarias”, é eterno e ainda não para de “correr” em frente. É certo que vão querer dar cabo dele, vão querer roubar a água das suas nascentes, mas ele, como sabe o futuro, em cada “tempo” vai reagindo e contrariando essas maléficas intenções.

— Oh! “Caladinho”, se ele sabe o futuro, porque não diz ao Chico da Beloura, onde estão as ovelhas tresmalhadas?

— Coutinho que és Bernardino, não podes comparar a gestão do rebanho de ovelhas do Chico, com a importância do “apagamento” da Freguesia de S. Pedro de Penaferrim que, ainda assim, só vai acontecer lá muito mais para a frente. Antes disso, o “Botas” vai cair duma cadeira, vão inventar uma “primavera” que nunca acontecerá, os “bufos” e a Pide vão mudar de nome, mas continuarão perseguindo antifascistas, os “reservistas” vão trocar a cor do lápis, mas continuarão a censurar, e num “abril”, “depois-do-Adeus” e de “Grândola-Vila-Morena”, os “figurões” irão dentro e o povo sairá à rua em “liberdade”. Logo de seguida, a “Guerra-das-Áfricas” acabará e os soldados virão para casa.

— Oh! “Caladinho”, com tanta coisa, até fiquei engasgado! Como é que sabes tudo isso? Eu cá a mim, parece-me que é tudo bom!

— Não és só tu, Bernardino que não és Coutinho, que conversas com o nosso amigo “Rio-das-Sesmarias”.

— Está bem, pronto! Então, mas com essas coisas todas que disseste, para onde irá o Presidente da Junta de São Pedro de Penaferrim?

— Bom, depois de tudo aquilo e no caso de não se verificar a profecia que tantas vezes oiço; “a dois mil chegarás, de dois mil não passarás”, vai aparecer um novo “figurão” — sim, porque essas sementes de má índole, “rebentam” de vez em quando — que inventará, contra os interesses das populações e no meio de um “mandato”, uma fórmula matemática com régua e esquadro, para diminuir a quantidade de “freguesias”.

— Então, “Caladinho”, queres tu dizer que a nossa freguesia vai acabar?

— Oficialmente não, mas na prática, sim! O pior é que não vão perguntar nada a ninguém. Cozinham lá a coisa nas assembleias e nos executivos e o povo, “népia”! Nada lhes vai ser perguntado. Alguns, vão prometer reverter a situação logo seja possível, mas acho que depois, quando o povo lhes pedir explicações, não se vão lembrar dessas promessas e assobiarão para o lado.

— Bom, voltando ao nosso tempo, será que o Chico da Beloura já achou as ovelhas?

— Não sei, Coutinho que és Bernardino, mas se não as encontrou, vai encontrar. Por enquanto, ainda se consegue ser “Prior nesta freguesia”. A estória das ovelhas fui eu que inventei só para dar início ao escrito porque até agora e por mais algum tempo, “todos os caminhos vêm dar à Abrunheira”.

Mas que esta “União” não encaixa, lá isso não!

 

Abrunheira, 24 janeiro de 2021 (Dia de eleições presidenciais)

Silvestre Brandão Félix