sexta-feira, 3 de novembro de 2017

MILITAR ME FIZERAM, O IMPÉRIO E A VANGUARDA ABRUNHEIRENSE

Verão quente ficou e PREC se chamou! Militar me fizeram, a contragosto, por princípio, e porque o “império” ainda durava.

— “Ai! Ai! Eles andem aí!” Gritava o mais gordinho do pelotão, enquanto, dobrado para trás na medida em que a farta barriga o permitia, mirava os céus tentando descortinar algum avião, daqueles que tinham disparado sobre o RALIS naquele dia onze de março.

Aqueles dois ou três dias a seguir, foram de alerta constante e pretexto para me entregarem uma arma, descarregada, mas era uma arma na mesma.

Mesmo com a G3 na mão, não me esquecia da minha festa de despedida de mancebo, no dia dois, véspera de “assentar-praça”. Também não me esquecia das juras de amor, ou nem por isso, e das voltas que o estômago e as tripas deram naquela noite. A última vez que “chamei-pelo-gregório”, já o comboio, na Estação do Cacém, estava pronto para partir. Pelo “Oeste” acima, sono não me faltou e, como o destino era o fim-de-linha, não havia problema.

Mesmo com a G3 na mão, não me esquecia dos projetos para o desenvolvimento da nossa URCA, fundada três meses antes na velha “sociedade”.

Uns tempos depois, na terça-feira da semana das primeiras eleições democráticas, que seriam na quinta-feira seguinte, a 25 de abril, a carta que recebi encaminhava a URCA para a “quinta do João da batata”.

“João da batata”? Perguntava eu. Fiquei muito confuso com o “puzzle” que — o C. Silva e a Celeste, o Zé e o Fernando, a Fernanda, a Catarina e o Zé, a Gina e o Zé, a Cristina e o Zé, a Odete e o Joaquim, o outro Zé Alentejano, o Mário e Paulo, o Tomás, o João da borracha, o Luís Mariano, Pombo I, o II e o III, o Zé Nascimento e o António, o Chico, o Vicente, o Virgílio e o Eleutério, o Zé Manel outros e outras que a memória atrapalha, mas que estão cá bem arrumados e considerados — me enviaram, mas, como vim votar na Abrunheira, a vinte e quatro à noite, descobri tudo.

Para muitos anos e eleições sem “senhas-de-presença”, foi o único que não participei nas mesas. Depois, deixou de ser dever cívico e passou a ser trabalho pago, até hoje.

A atividade cultural tinha sido o “nosso-nascimento” e, depois, com outras possibilidades, outros espaços e condições, a função social mobilizava outra parte de nós. O grande objetivo passou a ser a construção dum “Centro Social” que, para além da URCA, criaria estruturas de apoio à infância e à terceira-idade e desenvolveria diligências para a instalação duma extensão do Centro de Saúde de Sintra.

E eu, marchava, marchava… com algumas intermitências. No meio do quente de setenta e cinco, para Luanda me mandaram com destino certo, mas como?? Se; “nem-mais-um-soldado-para-as-colónias” e, assim, não fui!

E eu, marchava… embora menos, mas marchava. Finalmente liberto com mais duzentos e passaporte nas mãos, lá para 27 ou 28 de novembro com os “roncos” dos “jaimites” à volta, já o verão tinha acabado há uns meses, mas, nem por isso, foram dias muito “quentes”.

Todas as vontades se juntavam na URCA. Entre a construção do pavilhão e a realização dos famosos “bailaricos”, tudo o resto se ia fazendo. “Até à Libertação”, “Menino Tonecas”, “barbeiro sabichão” e, noutro “departamento”, folclore, marchas e marchinhas para graúdos e minorcas, com telhado “Ramalho” e muitas outras coisas “António-da-Estância”, inauguração feita no dezoito do glorioso mês de abril de setenta e seis.

Da vanguarda abrunheirense no princípio do último quartel do século XX, a caminho do fim do primeiro do XXI, em que patamar estamos?

As perguntas fazem-se para terem respostas, mas, às vezes, ficam sem resposta.



Silvestre Brandão Félix
3 novembro de 2017
Fotos dos meus arrumos: 1 – Tropa 1975, 2 + 3 – Inauguração do pavilhão da URCA 18 abril 1976

P.S. (Se me ajudarem a identificar o(a)s fotografada(o)s, coloco-as com os nomes)

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

PÃO-POR-DEUS!

Grupos de miúdos e miúdas, “lugar” abaixo, “lugar” acima, carregando as suas sacolas, sacos de pão e outros, poucos, feitos pelas mães de propósito para aquele dia, batendo às portas e pedindo:

— PÃO-POR-DEUS!

A porta se abria e lá vinham, conforme as posses, as mais variadas guloseimas como, rebuçados, caramelos, fruta, bolachas, biscoitos, figos secos, nozes, amêndoas, amendoins e, às vezes, chocolates.

Hoje, também me cruzei com espigadotes rapazes e raparigas, batendo às portas e outros mais pequenos com as mães e os pais por perto, mas, para muitos dos meninos e meninas da Abrunheira de há cinquenta e muitos de tempo contado em anos, o dia do “Pão-por-Deus”, era o único em que provavam algumas daquelas coisas e, noutros casos, o dia em que a fome não os visitava.

Agora, as “catedrais” do consumo, construídas e oferecidas às classes médias, para, que, aí gastem o que ganharam em dias inteiros e acrescentados de “bancos-de-horas” infinitos, oferecendo aos seus meninos e meninas, usos e costumes importados que vão substituindo as nossas recordações e engordando os “fundos” dos que não têm rosto e, muito menos, morada certa.

Nestes últimos dias, fomos bombardeados com máscaras e mascarilhas, bruxas e bruxinhas, abóboras furadas e iluminadas, varões e varinhas que transformam o real em fantasia, mas, o que continua sendo muito verdade, são a míngua das contas bancárias e o saldo do cartão de crédito.

Silvestre Brandão Félix
1 novembro de 2017

Foto: Google

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

AZENHA, CAPA ROTA, MANIQUE DE CIMA E NOSSA SRA DA AFLIÇÃO

“Por-esse-caminho-abaixo”, em pouco menos de mil metros e um quarto d’hora depois, estávamos na Capa Rota. A saca cheia de milho ou trigo, conforme a altura do ano e necessidade da minha mãe, ia no “lombo” da Carocha em cima da albarda onde, na volta, se ela para aí estivesse disposta, eu viria encavalitado, devidamente “monitorizado” pela Ti Augusta, claro. O Ti Sebastião já sabia, pelo costume, como é que a minha mãe queria a farinha e, assim, ajustava as distâncias e apertos da “maquinaria” da sua azenha, para as mós fazerem o trabalho a contento.

Como acontecia noutros locais, a Carocha não gostava de ir à Azenha da Capa Rota. O Ti Sebastião tinha um burro que, como bom macho que era, assim que sentia a Carocha, não mais sossegava. Nunca calhou, que eu percebesse, irmos lá estando ela com o cio. Por isso, enquanto o burro do moleiro zurrava que nem um desalmado e uma “manga” lhe saia do meio da barriga em direção ao chão, a Carocha guinchava, puxava e fazia força para irmos embora porque não lhe interessava nem estava recetiva ao “galanteio” do outro.

Ao contrário da Carocha, sempre gostei muito daquele sítio. A última vez que lá fui, há muito tempo em anos contado, talvez em funções autárquicas, já não estava o Ti Sebastião, mas o “Casal da Azenha” ainda era da família, situação que, desconheço, se mantêm.

Perguntar-me-ão:

— Então, mas nos teus escritos tens de falar sempre da burra Carocha?

E eu respondo:

— Nem sempre, mas se escrevo sobre a época a partir da meia-dúzia de tempo de idade em anos contado, até dez ou onze do mesmo tempo, é quase certo que a Carocha entra na estória. Ou seja, não fiquem impacientes porque muitas mais vezes, esta Carocha-filha, que de burra não tinha nada, será personagem dos meus contos.

Continuando por “esses-caminhos-abaixo”.

Desde o fundo da Abrunheira, onde eu estou agora, na direção da Capa Rota e Manique, havia dois caminhos que, neste momento, estão irreconhecíveis e, pelo menos um, o que desembocava na estrada ao lado do Rio das Sesmarias, “privatizado” há muito tempo. O contacto entre a população da Abrunheira, a Capa Rota e Manique de Cima, era permanente. Por isso, a existência de caminhos abertos e de serventia, era real e de uso frequente ao longo dos dias, por quem trabalhava para os empregadores da Abrunheira e morava em Manique ou ao contrário.

A ligação entre as duas “Terras” e o uso dos caminhos, era, tão normal, que, na época do meu pai, (décadas de 30/40 e talvez começo da de 50, do século XX) parte considerável da Comissão de Festas em honra da Nossa Senhora da Aflição da Capela de Manique de Cima, era constituída por habitantes da Abrunheira. Digamos que, o lugar de culta católico dos abrunhenses, até final da primeira metade do século XX, era a Capela de Manique e a Nossa Senhora da Aflição.

Esta relação entre a Abrunheira e Manique de Cima vai, a pouco-e-pouco, desaparecendo. Penso que, muito “por-conta” do início das carreiras da “Palhinha”, com a ligação pela estrada alcatroada, através do “Casal-da-Peça” e Albarraque e paragem um bocadinho mais à frente, de onde é hoje, o Café Brasil.

Nem o nosso bem conhecido Coutinho que era Bernardino, que muito usava esses caminhos em trabalho, conseguiu garantir a sua continuidade. Podia ser que o chamasse, o fervor religioso, mas também não era por aí. É que, desde a sua casa e da Judite na “Quintinha” do velho Caracol, que emprestava o nome à zona, a distância até Manique de Cima não seria muito diferente do que ir à procura duma “cigana” ou “charrete”, em cima do balcão do Osvaldo ou do Faial, ao lado da Padaria. Só que, no Lugar-de-Cima, havia mais tabernas e, assim, dava para variar. Gostava muito de ir à “Menina-Emília”. Sentia-se perto do Ti Miguel e, como tinha a “ciência-da-pedra” como tanto gostava de dizer, principalmente quando já tinha o “bandulho” remediado de vinhaça, o homem e a filha, aproximavam-no da pedreira onde passava tantos dias da sua vida. 

A propósito do Ti Caracol, pai da Judite, mulher e cuidadora do Bernardino que não era Coutinho, tenho pena que, da memória abrunhense, também se tenha ido. Na verdade, para além da pessoa simples que era, “cachimbeiro” de vício e hortelão do seu quinhão, o apelido “Caracol” identificava aquela zona da Abrunheira. Havia outros moradores: A Quinta do Zambujeiro (que ainda existe) dum lado, a Quintinha do Azevino (também ainda existe), o Peixoto, etc., etc., mas, quando se queria identificar a zona, por exemplo, se alguém perguntava; onde é que mora o Azevino ou o Peixoto? A resposta saía mais ou menos assim; é lá p’ró Caracol!

No lugar da sua quintinha, foram construídos edifícios modernos onde residem muitos abrunhenses novos. O Condomínio não tem nenhuma referência ao Velho Caracol como, aliás, é normal, mas, considerando a importância do nome, num passado não muito distante, ficaria muito contente e feliz, assim como muitos outros abrunhenses se, numa próxima escolha para atribuição toponímica nesta zona, fosse considerado homenageável, este destacado abrunhense.

Por aqui, pelo “Caracol”, se calcorreava por entre as silvas de amoras coloridas e carrascos de bolotas cheios, para chegarmos a Manique num estantinho.

Quem me dera, hoje, quando quero ir a Manique ou para aqueles lados, por exemplo, ao Cascais Shoppping, ao Autódromo, a Cascais, Estoril, etc., poder fazer o mesmo caminho de carro, que há mais de meio-século fazia com a Carocha, e num minuto estar na Capa Rota, em vez de ter de dar a volta por Albarraque e Casal da Peça, três quilómetros e sete ou oito minutos depois. 


Silvestre Brandão Félix
30 outubro de 2017

Fotos: 1 – Eu e a Carocha-Filha, ainda bebé. 2 – Capela Nª Srª da Aflição em Manique de Cima (Google)

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

COBRAS DOS BARROS, ABRUNHEIRA NORTE E OS CLANDESTINOS

Quando a minha mãe dizia que íamos aos “barros” apanhar erva, ficava todo contente por duas razões: Porque “íamos-por-esses-caminhos-acima” como se fossemos para Ranholas, para o mercado de São Pedro ou para a “Serra” e era a “Carocha” que, depois da difícil trabalheira a aparelhá-la à carroça, nos levava, voando por cima de tudo quanto era “caminho-de-cabras”, até lá chegarmos. Depois, na volta, era muito mais difícil. A carroça vinha carregada de molhos de erva e nós, a pé. Para evitarmos que a “Carocha” voasse e a erva caísse no chão, a minha mãe punha-se à frente dela com a arreata muito curta, comigo ao lado e, assim, ela vinha com calma.

Aquela vontade de correr com a carroça atrelada, acho que era a forma de protestar por lhe estarmos a pôr coisas em cima e, por outro lado, correndo, o “sofrimento”, acabava mais depressa.

O terreno que se chamava “barros”, localizava-se ali para as bandas onde viria a ser construída a “Impala”. Se não era mesmo, andava lá perto. Não me lembro se era de “renda” ou do meu avô. Sei que, certa altura do ano, ia lá com a minha mãe, algumas vezes.

Lembro-me especialmente de uma ida lá, com o Zé Augusto. Como era mais crescido e mais forte que eu, naquele dia, foi ele a ajudar a minha mãe a levantar os molhos de erva para os pôr à cabeça, e levá-los até à carroça. Quando ele empurrava um molho para a cabeça da minha mãe, uma cobra, que a mim me pareceu grande, escorregou pelo molho. O Zé Augusto, que tinha sempre um “apetite” especial por estas coisas, não deixou a cobra cair no chão, conseguindo agarrá-la, acho que pelo rabo, deu-lhe duas voltas no ar, como se estivesse a atirar um laço de corda, e largou-a. Com o balanço, a cobra foi cair distante. Ele ainda lá foi, mas nem a cobra, nem rasto. A Ti Augusta, não se apercebeu de nada. Só mais tarde lhe contamos. Ela, meio a rir meio surpresa, ainda ralhou connosco. A minha mãe, duma forma geral, não tinha medo dos “bicharocos”, mas, das cobras e salamandras (pretas e amarelas), tinha muito.

Logo após as primeiras chuvas, a alimentação das vacas era reforçada com a erva que, entretanto, crescia. Duas ou três vezes por semana, lá andávamos com a “Carocha”, na “cena” da erva fresquinha e, muitas vezes, bem molhada. Íamos a vários “terrenos” do meu avô, sempre à volta da Abrunheira. Muitos desses locais, fazem hoje parte da área ocupada pelo condomínio privado “Quinta da Beloura”. Muitos outros, dos nomes que tinham, são hoje bairros da Abrunheira. Por exemplo: Sesmarias, Colónia, Carrascal, Maçarocas ou Arroteia. Infelizmente, alguns destes bairros, continuam por legalizar. Continuam, abusiva e inexplicavelmente, a chamar-lhes “bairros-clandestinos”. É frequente vermos ruas sem nome e, em vez disso, e por necessidade de identificar determinado endereço, colocaram-lhes placas com números.

Passaram muitas décadas, desde que eu e a minha mãe, deixamos de cortar erva para as nossas vacas, nesses locais, porque começavam a ser construídas as primeiras casas.

É inaceitável e vergonhoso que alguns, ou parte destes bairros, continuem por legalizar.

Cheguei a pensar, que o anúncio dum grande projeto aparecido há dois ou três anos chamado “Abrunheira-Norte”, e que previa, como contrapartida, a legalização dos “clandestinos” Bairros da Colónia e, ou Sesmarias, iria ser o começo da resolução de outras situações idênticas e que, finalmente, começaríamos a ver toda a área urbana da Abrunheira, à luz dos poderes instituídos, legalmente considerada e melhorada. Mas, não! Do falatório e assembleias iniciais que sugeriram algumas alterações ao projeto, passou-se a um silêncio ensurdecedor.

É claro que não quero voltar ao tempo em que ia com a minha mãe e a “Carocha” aos “Barros”, à “Arroteia”, às “Maçarocas” ou aos “Celões”, apanhar erva para as vaquinhas.

Gostaria sim, de ver, ações eficazes, envolvendo projetos privados ou públicos, que asfaltassem as ruas destes “Bairros” e as identificassem, colocassem as infraestruturas subterrâneas ou de superfície e que, duma forma geral e em definitivo, melhorassem a qualidade de vida dos seus moradores, que são pagantes dos respetivos impostos, (embora clandestinos) e, por fim, legalizassem as suas ruas e as suas casas que são parte integrante da Abrunheira. 

Será que este novo fôlego autárquico, nos vai brindar com soluções para este (mau) estado de coisas? Ontem, na tomada de posse dos eleitos para a Assembleia e Junta de Freguesia da União das Freguesias de Sintra, o Presidente do Órgão Executivo, Fernando Pereira, referiu-se à questão aqui abordada, como fazendo parte das suas prioridades para o mandato agora iniciado. Assim declarado, acreditamos que tudo o que estiver ao seu alcance fará, para que o problema seja resolvido.

Já agora, mais uma curiosidade; perante a minha insistência em perguntar à minha mãe, donde raio vinha aquele nome de “barros”, um dia, não sabendo mais o que me dizer, explicou-me que tinha aquele nome porque a terra era como se fosse barro. Eu fiquei convencido. Porém, quando eu era mais espigadote, confessou-me que, na verdade, não sabia e nunca ninguém lhe tinha explicado porque o terreno tinha aquele nome, mas, confrontada com a minha pergunta e como não gostava de me deixar sem resposta, atirou-me com aquela que, por acaso, até tinha alguma lógica, porque a terra era, na verdade, muito consistente como é o barro.

Nunca soubemos se a razão do nome seria mesmo essa, mas, ainda assim, a Ti Augusta, achou que devia justificar-se comigo.

Era, era não! É a melhor mãe! Porque todos os dias me ajuda a ir em frente.

Silvestre Brandão Félix
23 de outubro de 2017
Foto: Plano ou projeto publicado pela C.M. Sintra. para “Abrunheira-Norte” (Google)


segunda-feira, 16 de outubro de 2017

LUGAR DE CIMA E DE BAIXO, ESTACIONAMENTO E OS QUEIJINHOS DA TI ELVIRA

Lugar p’raqui, lugar p’rali, lugar-de-cima e lugar-de-baixo! Era assim que os abrunhenses se referiam à sua terra. Mais tarde, com os empregadores-lavradores já velhos, a sua agricultura na falência e a mão-de-obra rural, a virar operária com a instalação das fábricas da lixa “Sincal” e borracha “Leacock-Rosa”, seguindo as de Mem Martins, “Resiquímica”, a “Adreta Plásticos” e “Messa”, a terminologia evoluiu e, de “Lugar”, passamos a ver escrito onde era pedido, antes da Abrunheira; localidade!

No Lugar-de-Cima, mesmo na ponta, à entrada pela direita de quem vem da Charneca, o Ti Rafael Miranda com o seu rebanho de ovelhas. O Ti Rafael e Ti Elvira eram pais do Mário que, ainda novo, casou com a minha irmã Maria José e, por isso, avós do Zé Augusto que, já cá estava há ano e meio, quando eu nasci; ou seja, “antes de ser, já o era” (tio). Por via disso, muitas vezes ia com ele provar os queijinhos frescos da Ti Elvira, ao lanche. Também por lá, sempre estava, a Manela, prima do Zé Augusto. O Ti Rafael, gostava de se sentir fiel depositário da reputação atribuída à sua terra de origem: “Deita abaixo, que é de Lourel!” É verdade, era de Lourel. Naquela época, do outro lado da serra, era longe, mas agora, quase sessenta de tempo contado em anos, é da mesma “Freguesia”. Contranatura, mas é!

Do mesmo lado da Charneca, mas pela esquerda, a propriedade era outra. Muito alto, barriga um pouco saliente, sempre de barrete saloio, camisa aos quadradinhos azuis aberta até ao peito, atando as pontas pela cintura. Calças cinzentas com o cós alto e seguras pela cinta de franjas preta que dava duas voltas inteiras. Colete com relógio enfiado num dos bolsinhos com a corrente dependurada e atada numa das casas de abotoar. Botas de cano médio ou pequeno, cobertas com a boca de sino das calças e, na mão, o sacho de cabo alto que servia para amparo, defesa e, no campo, eliminar alguma erva-daninha e desfazer o “torrão” mais renitente. Enfim, o Ti Sabino era um saloio de cima a baixo.

Era assim, como se fosse o guardião do “lugar-de-cima” e bem na ponta. Toda a parte da estrada para lá, era propriedade sua. Um dos grandes agricultores e proprietários da Abrunheira. Desgostoso pela ausência de filho homem e pai duma única filha com muitos problemas de saúde que, mesmo assim, havia de conseguir casar com o Manel, colega do meu pai na Resiquímica e que, de Pombal, terra do “Marquês”, veio. Ele, Manel, encurralado entre a falta de arte na conquista, e a juventude que já tinha sido, fez as suas “contas”, e decidiu juntar o útil — tomar conta da filha do Ti Sabino— ao agradável — desafogo financeiro imediato e “investimento” no futuro — casando com a herdeira da fortuna dum abrunhense, bom de carácter e generoso no trato. 
  
Por aquela segunda metade da década de sessenta, já com idade avançada, por ali circulava entre o novíssimo café Brasil gerido pelo genro Manel, e a taberna do Faial que em pouco tempo era do Ramos, lembrando-se, com carrego de nostalgia, dos tempos idos, em que, em vez de andantes botando fumo pelo escape e fazendo barulho a ponto de acordar um morto, da quantidade carroças e animais soltos que por ali paravam. 

Muitas vezes se lembrava, que, pela época do “salto” do alto do zambujeiro, praticado pelo Coutinho que era Bernardino e pelo Sacadura que era Francisco Borrego, e que, por isso, haviam de dar alcunha à terra e ao café do genro, ele se queixava das poucas argolas para segurar as arreatas dos burros que os fregueses levavam, quando se aviavam na padaria e na mercearia. Tinham de pôr mais argolas para as carroças dos burros, machos ou mulas, não ficarem no meio do caminho.

Quem havia de dizer que, muito tempo contado em anos cá para a frente, quase a idade dum adulto no século XXI, os abrunhenses, haviam de ter as mesmas ralações que o Ti Sabino já tinha. Exatamente no mesmo sítio e pelos mesmos motivos, continua a haver uns burros, machos ou mulas, que por falta de lugares dentro da mercearia ou da padaria, deixam as suas carroças (carros), no meio do caminho, e os outros que se lixem.

O Ti Sabino, com boa vontade, ia convencendo o pessoal e as argolas lá apareciam, mas, agora, nos dias em que a Catalunha (parece) declarou a independência de Espanha, que já se perfilam os sucessores do Pedro Passos Coelho, que Sócrates e mais vinte sete foram acusados, que o Trump está cada vez mais “ao lado” saindo da UNESCO, que o Kim tapou o penteado com um chapéu de abas, que o Orçamento para 2018 foi aprovado em Conselho de Ministros e entregue na Assembleia da República, será que, depois disto tudo, conseguimos convencer o renovado poder a resolver o problema da entrada e saída da Abrunheira, junto à padaria?

Silvestre Brandão Félix
16 de outubro de 2017

Foto: Café Brasil – Abrunheira (Foto do extinto blogue “aldeia-viva” no google)