sexta-feira, 3 de novembro de 2017

MILITAR ME FIZERAM, O IMPÉRIO E A VANGUARDA ABRUNHEIRENSE

Verão quente ficou e PREC se chamou! Militar me fizeram, a contragosto, por princípio, e porque o “império” ainda durava.

— “Ai! Ai! Eles andem aí!” Gritava o mais gordinho do pelotão, enquanto, dobrado para trás na medida em que a farta barriga o permitia, mirava os céus tentando descortinar algum avião, daqueles que tinham disparado sobre o RALIS naquele dia onze de março.

Aqueles dois ou três dias a seguir, foram de alerta constante e pretexto para me entregarem uma arma, descarregada, mas era uma arma na mesma.

Mesmo com a G3 na mão, não me esquecia da minha festa de despedida de mancebo, no dia dois, véspera de “assentar-praça”. Também não me esquecia das juras de amor, ou nem por isso, e das voltas que o estômago e as tripas deram naquela noite. A última vez que “chamei-pelo-gregório”, já o comboio, na Estação do Cacém, estava pronto para partir. Pelo “Oeste” acima, sono não me faltou e, como o destino era o fim-de-linha, não havia problema.

Mesmo com a G3 na mão, não me esquecia dos projetos para o desenvolvimento da nossa URCA, fundada três meses antes na velha “sociedade”.

Uns tempos depois, na terça-feira da semana das primeiras eleições democráticas, que seriam na quinta-feira seguinte, a 25 de abril, a carta que recebi encaminhava a URCA para a “quinta do João da batata”.

“João da batata”? Perguntava eu. Fiquei muito confuso com o “puzzle” que — o C. Silva e a Celeste, o Zé e o Fernando, a Fernanda, a Catarina e o Zé, a Gina e o Zé, a Cristina e o Zé, a Odete e o Joaquim, o outro Zé Alentejano, o Mário e Paulo, o Tomás, o João da borracha, o Luís Mariano, Pombo I, o II e o III, o Zé Nascimento e o António, o Chico, o Vicente, o Virgílio e o Eleutério, o Zé Manel outros e outras que a memória atrapalha, mas que estão cá bem arrumados e considerados — me enviaram, mas, como vim votar na Abrunheira, a vinte e quatro à noite, descobri tudo.

Para muitos anos e eleições sem “senhas-de-presença”, foi o único que não participei nas mesas. Depois, deixou de ser dever cívico e passou a ser trabalho pago, até hoje.

A atividade cultural tinha sido o “nosso-nascimento” e, depois, com outras possibilidades, outros espaços e condições, a função social mobilizava outra parte de nós. O grande objetivo passou a ser a construção dum “Centro Social” que, para além da URCA, criaria estruturas de apoio à infância e à terceira-idade e desenvolveria diligências para a instalação duma extensão do Centro de Saúde de Sintra.

E eu, marchava, marchava… com algumas intermitências. No meio do quente de setenta e cinco, para Luanda me mandaram com destino certo, mas como?? Se; “nem-mais-um-soldado-para-as-colónias” e, assim, não fui!

E eu, marchava… embora menos, mas marchava. Finalmente liberto com mais duzentos e passaporte nas mãos, lá para 27 ou 28 de novembro com os “roncos” dos “jaimites” à volta, já o verão tinha acabado há uns meses, mas, nem por isso, foram dias muito “quentes”.

Todas as vontades se juntavam na URCA. Entre a construção do pavilhão e a realização dos famosos “bailaricos”, tudo o resto se ia fazendo. “Até à Libertação”, “Menino Tonecas”, “barbeiro sabichão” e, noutro “departamento”, folclore, marchas e marchinhas para graúdos e minorcas, com telhado “Ramalho” e muitas outras coisas “António-da-Estância”, inauguração feita no dezoito do glorioso mês de abril de setenta e seis.

Da vanguarda abrunheirense no princípio do último quartel do século XX, a caminho do fim do primeiro do XXI, em que patamar estamos?

As perguntas fazem-se para terem respostas, mas, às vezes, ficam sem resposta.



Silvestre Brandão Félix
3 novembro de 2017
Fotos dos meus arrumos: 1 – Tropa 1975, 2 + 3 – Inauguração do pavilhão da URCA 18 abril 1976

P.S. (Se me ajudarem a identificar o(a)s fotografada(o)s, coloco-as com os nomes)

Sem comentários:

Enviar um comentário