segunda-feira, 23 de outubro de 2017

COBRAS DOS BARROS, ABRUNHEIRA NORTE E OS CLANDESTINOS

Quando a minha mãe dizia que íamos aos “barros” apanhar erva, ficava todo contente por duas razões: Porque “íamos-por-esses-caminhos-acima” como se fossemos para Ranholas, para o mercado de São Pedro ou para a “Serra” e era a “Carocha” que, depois da difícil trabalheira a aparelhá-la à carroça, nos levava, voando por cima de tudo quanto era “caminho-de-cabras”, até lá chegarmos. Depois, na volta, era muito mais difícil. A carroça vinha carregada de molhos de erva e nós, a pé. Para evitarmos que a “Carocha” voasse e a erva caísse no chão, a minha mãe punha-se à frente dela com a arreata muito curta, comigo ao lado e, assim, ela vinha com calma.

Aquela vontade de correr com a carroça atrelada, acho que era a forma de protestar por lhe estarmos a pôr coisas em cima e, por outro lado, correndo, o “sofrimento”, acabava mais depressa.

O terreno que se chamava “barros”, localizava-se ali para as bandas onde viria a ser construída a “Impala”. Se não era mesmo, andava lá perto. Não me lembro se era de “renda” ou do meu avô. Sei que, certa altura do ano, ia lá com a minha mãe, algumas vezes.

Lembro-me especialmente de uma ida lá, com o Zé Augusto. Como era mais crescido e mais forte que eu, naquele dia, foi ele a ajudar a minha mãe a levantar os molhos de erva para os pôr à cabeça, e levá-los até à carroça. Quando ele empurrava um molho para a cabeça da minha mãe, uma cobra, que a mim me pareceu grande, escorregou pelo molho. O Zé Augusto, que tinha sempre um “apetite” especial por estas coisas, não deixou a cobra cair no chão, conseguindo agarrá-la, acho que pelo rabo, deu-lhe duas voltas no ar, como se estivesse a atirar um laço de corda, e largou-a. Com o balanço, a cobra foi cair distante. Ele ainda lá foi, mas nem a cobra, nem rasto. A Ti Augusta, não se apercebeu de nada. Só mais tarde lhe contamos. Ela, meio a rir meio surpresa, ainda ralhou connosco. A minha mãe, duma forma geral, não tinha medo dos “bicharocos”, mas, das cobras e salamandras (pretas e amarelas), tinha muito.

Logo após as primeiras chuvas, a alimentação das vacas era reforçada com a erva que, entretanto, crescia. Duas ou três vezes por semana, lá andávamos com a “Carocha”, na “cena” da erva fresquinha e, muitas vezes, bem molhada. Íamos a vários “terrenos” do meu avô, sempre à volta da Abrunheira. Muitos desses locais, fazem hoje parte da área ocupada pelo condomínio privado “Quinta da Beloura”. Muitos outros, dos nomes que tinham, são hoje bairros da Abrunheira. Por exemplo: Sesmarias, Colónia, Carrascal, Maçarocas ou Arroteia. Infelizmente, alguns destes bairros, continuam por legalizar. Continuam, abusiva e inexplicavelmente, a chamar-lhes “bairros-clandestinos”. É frequente vermos ruas sem nome e, em vez disso, e por necessidade de identificar determinado endereço, colocaram-lhes placas com números.

Passaram muitas décadas, desde que eu e a minha mãe, deixamos de cortar erva para as nossas vacas, nesses locais, porque começavam a ser construídas as primeiras casas.

É inaceitável e vergonhoso que alguns, ou parte destes bairros, continuem por legalizar.

Cheguei a pensar, que o anúncio dum grande projeto aparecido há dois ou três anos chamado “Abrunheira-Norte”, e que previa, como contrapartida, a legalização dos “clandestinos” Bairros da Colónia e, ou Sesmarias, iria ser o começo da resolução de outras situações idênticas e que, finalmente, começaríamos a ver toda a área urbana da Abrunheira, à luz dos poderes instituídos, legalmente considerada e melhorada. Mas, não! Do falatório e assembleias iniciais que sugeriram algumas alterações ao projeto, passou-se a um silêncio ensurdecedor.

É claro que não quero voltar ao tempo em que ia com a minha mãe e a “Carocha” aos “Barros”, à “Arroteia”, às “Maçarocas” ou aos “Celões”, apanhar erva para as vaquinhas.

Gostaria sim, de ver, ações eficazes, envolvendo projetos privados ou públicos, que asfaltassem as ruas destes “Bairros” e as identificassem, colocassem as infraestruturas subterrâneas ou de superfície e que, duma forma geral e em definitivo, melhorassem a qualidade de vida dos seus moradores, que são pagantes dos respetivos impostos, (embora clandestinos) e, por fim, legalizassem as suas ruas e as suas casas que são parte integrante da Abrunheira. 

Será que este novo fôlego autárquico, nos vai brindar com soluções para este (mau) estado de coisas? Ontem, na tomada de posse dos eleitos para a Assembleia e Junta de Freguesia da União das Freguesias de Sintra, o Presidente do Órgão Executivo, Fernando Pereira, referiu-se à questão aqui abordada, como fazendo parte das suas prioridades para o mandato agora iniciado. Assim declarado, acreditamos que tudo o que estiver ao seu alcance fará, para que o problema seja resolvido.

Já agora, mais uma curiosidade; perante a minha insistência em perguntar à minha mãe, donde raio vinha aquele nome de “barros”, um dia, não sabendo mais o que me dizer, explicou-me que tinha aquele nome porque a terra era como se fosse barro. Eu fiquei convencido. Porém, quando eu era mais espigadote, confessou-me que, na verdade, não sabia e nunca ninguém lhe tinha explicado porque o terreno tinha aquele nome, mas, confrontada com a minha pergunta e como não gostava de me deixar sem resposta, atirou-me com aquela que, por acaso, até tinha alguma lógica, porque a terra era, na verdade, muito consistente como é o barro.

Nunca soubemos se a razão do nome seria mesmo essa, mas, ainda assim, a Ti Augusta, achou que devia justificar-se comigo.

Era, era não! É a melhor mãe! Porque todos os dias me ajuda a ir em frente.

Silvestre Brandão Félix
23 de outubro de 2017
Foto: Plano ou projeto publicado pela C.M. Sintra. para “Abrunheira-Norte” (Google)


2 comentários:

  1. Amigo Félix,mais uma vêz li com agrado este texto,mas se me permitir gostava de tecer uma opinião,tambem estive na tomada de posse e amigo Félix,a quantas tomadas de posse nós não assistimos já ? e as promessas são sempre as mesmas,e com que resultados ? Ete novo executivo tem todas as ferramentas para fazer trabalho (maioria na Camara,maioria relativa na Junta,mas que com a Geringonça se torna absoluta e por isso pode-se dizer que tem sala e par,agora é só dançar,e para o bem comum esperemos que assim seja,mas permito-me duvidar,Amigo um abraço

    ResponderEliminar
  2. Amigo Vitor,
    fico muito contente que tenha lido o meu texto e feito algumas considerações sobre o mesmo. Grato, por isso.
    Relativamente ao que foi dito na tomada de posse, independentemente do fundamental das coisas que há muito tempo deviam estar feitas e não estão (legalização dos clandestinos, etc.) pertencerem ao “pacote” camarário, acredito que a Junta fará o que puder (como acredito que outros também já o fizeram), para que se resolvam os “pendentes” enunciados no discurso.
    O resto é o costume que, diga-se, me chateia bastante.
    Mais uma vez, muito obrigado Amigo Vitor
    Abraço
    Silvestre Brandão Félix

    ResponderEliminar