quarta-feira, 6 de abril de 2011

“LINHAS” DE HISTÓRIA!

Do Coutinho que era Bernardino, algumas linhas de histórias já contei porque ouvi, e outras também porque inventei. Para personagem Abrunhense tão cheia de eventos narrados pelos nossos melhores contadores, não há linhas que cheguem, e o tempo já contado em muitos anos produz muitos cordéis de prosa. Dando de barato que o Mário, o Rui ou o Zé Fernando, conheceram e se lembrarão do Bernardino que todos chamavam Coutinho, o mesmo já não dou como certo que conheçam o enredo de cheiro pouco recomendável, que a seguir vou bater neste teclado “Samsung” marcado.

Já agora, convém lembrar que este Bernardino é o mesmo que passou a ser Coutinho quando, com o também já nosso conhecido Francisco Borrego se emparelhou e, juntos, quiseram repetir a façanha de Gago Coutinho e Sacadura Cabral de voarem até ao Brasil, empoleirados numa geringonça que de aeroplano só tinha a imaginação incontida destes dois marmanjos Abrunhenses por adoção. Do dito voo abortado antes de o ser, já aqui dei conta, explicando como de Saloios Abrunhenses, viramos dum dia para o outro, Brasileiros. Este, que viria a ser Coutinho nesse tempo contado em anos lá para a frente, ainda era rapaz com cheiro a cueiros e com o nome bem assente de Bernardino – que, sua Mãe, Ti Mariana Soleto, verbalizava “Benardine” de cada vez que o chamava, que não eram poucas – é a personagem principal das linhas tecladas adiante.

De preâmbulo muito longo para a prosa planeada, que é então protagonizada pelo Bernardino que ainda não era Coutinho, tem a ver com uma alfaia agrícola que deu o nome a um dos famosos restaurantes da nossa Terra – O Trilho!

Os trilhos existiam porque nas eiras funcionavam e, na Abrunheira, muitos houve. Muito perto daquele santuário onde refeições se devoram, havia uma eira que o Francisco Borrego lhe deu uso, sem traições de memória, vejo bem outra em frente à antiga “sociedade” da Abrunheira, outra logo a seguir do mesmo lado onde o meu Avô muita semente separou e, mais abaixo, outra do Espanhol que o “Calmeirão”, seu genro, nunca nada lá trilhou, pelo menos que me lembre.

A “eira” era construída com ciência da época. Normalmente redonda com lajes de pedra e, de preferência, em sítio ventoso. O “trilho” era normalmente puxado por bovino com redondos de madeira passando por cima dos cereais e “trilhando” os invólucros das sementes, fazendo com que estas saíssem. Depois, com uma espécie de forquilha de madeira, levantava-se a palha, começando pela mais grossa, até ficar a semente toda à vista na laje da eira. O vento levava a palha mais fininha. Chegava a hora de recolher as sementes em sacos, e recomeçava outra eira. Entretanto, e como se tratava de operação limpa, era preciso garantir que os animais não sujassem (bostassem) a eira com as pesadonas bostas de merda. Então, o próprio trilho, tinha um acento para uma pessoa se acomodar com uma pá disponível e atenção redobrada, para, quando o boi resolvesse deitar bosta, essa pessoa, de pá em riste, apanhasse ainda no ar e quentinha, a bosta de merda. Bem, é realmente uma conversa de merda, mas é aqui que entra o Bernardino que ainda não era Coutinho, nesta época ainda rapazola, e fazendo este trabalho para o Mané (Manuel) Guilherme, Pai do nosso conhecido, “Pechincha” (António Guilherme).

Ia cumpridor aquele Verão de “calorzito” como manda a regra e mando eu. Sim, porque a circunstância de juntar estas letrinhas todas, dá-me com certeza o privilégio de inventar qualquer coisa, nem que seja o estado meteorológico da Abrunheira naquela época. Sabendo que a tradição já não é o que era, e que em 2011 vamos encarando coisas verdadeiras como autênticas aves raras, acho que ainda consigo fazer crer que naquele Verão, a nortada ventava como ainda hoje, embora o conteúdo esteja mais consistente, lá vem dívida soberana, juros altíssimos, austeridade, enfim, ventos fortes que são prelúdio de tempestade.

No entanto, com mais ou menos calor e de preferência com vento, aquela transição do Julho para o Agosto era o período de ponta de utilização das eiras. E era exatamente por isso que lá estava o Mané Guilherme de volta do Ti Vitor a dar-lhe conta da necessidade do seu filho e rapazola Bernardino, que ainda não era Coutinho, se sentar levezinho na traseira do “trilho” com o aparador de “bosta” para que a semente fosse recolhida e ensacada livre de “merdança”.

O Mané Guilherme, Pai do nosso já referido e conhecido “Pechincha”, que lembro sempre ligado à fruta de época com armazém logo a seguir à antiga “Sociedade” na esquina da azinhaga para o nosso rio das Sesmarias e em frente à horta do “Manel da Colónia”. Naquele armazém se escolhiam as laranjas, as maças, as peras e sei lá mais o quê. Só sei que quando era tempo deste trabalho os “putos” Abrunhenses não largavam a porta e, nunca perdiam o tempo porque o Pechincha era uma boa pessoa e distribuía fruta pelo pessoal. O seu homem permanente na Abrunheira era o Ti Mendes protegido da “Mariazinha” que era mulher do Pechincha. A figura do Ti Mendes era de velhinho com grandes barbas brancas e cachimbo de cana sempre feito pelo próprio. Eu assisti à “construção” do cachimbo mais duma vez, como também já aqui contei.

Bom, voltando ao Pai do Pechincha, o Mané (Manuel) Guilherme e ao nosso conhecido Bernardino que ainda não era Coutinho.

O Mané Guilherme, homem de arca cheia, terra muita e de produção variada, vivia com a família onde é hoje a casa do Eurico Pinto, ou ao lado, na que está ligada à antiga “Sociedade” onde depois conheci de lá morador, o Ti Simões, salvo erro, Avô do Zé Fernando. Seria numa ou noutra e a sua eira era em frente, onde, neste ano de crise “a dar com um pau” e com eleições à porta, existe uma moradia.

Ah rapaz!! Endireita-me esse aparador, olha que o animal vai cagar agora, oh rapaz! Olha-me p’ra frente, ah rapaz isto…, oh rapaz aquilo, e o Bernardino que ainda não era Coutinho que gostava era da arte de “Cabouqueiro” e queria aprender a “Ciência da Pedra” e que naquele tempo ainda não sonhava levantar outros voos, já não tinha paciência para aturar o Mané Guilherme, e, num minuto de desespero, desce do assento do trilho, atira com o aparador da merda e, perante a estupefacção do Mané Guilherme, o Bernardino que ainda não era Coutinho e que a Ti Mariana Soleta dizia Benardine, disparou na sua direcção:

Estou farto de o ouvir falar em merda!

(diz Mané G) Mas oh Bernardino, volta pró assento do trilho senão o “malhado” caga-me a palha toda!

(diz Bernardino) o quê? Vá você! E desata a correr desaparecendo na direcção do Chafariz.

O Mané Guilherme não podia levar à paciência e até espumava p’la boca, considerou uma grande ofensa porque o rapaz o mandou “prá merda”. Para ele, homem de arca cheia, que até nem era homem mau, ir para o assento do trilho era indigno. A função era menor e só cabia na medida dum rapazola e, de preferência, de família serviçal e de arca vazia. Sabemos nós, do Bernardino que ainda não era Coutinho a gente já sabe muita coisa, que não era isso que o rapazola queria dizer, simplesmente que fosse ele (o Mané Guilherme) para o assento, mas o homem estava numa onda diferente e entendeu pelo pior e foi logo desenrolar a fita à mulher:

Então não querem lá ver, o rapaz do Vitor mandou-me à merda!

O quê? (Pergunta a mulher)

Sim, mandou-me à merda, (nisto chega o Ti Vitor). Oh Vitor, sabes o que é que o teu filho fez?

O que foi? (pergunta o Ti Vitor) Mandou-me à merda. (responde o Mané G)

O quê? Não pode ser! (diz o Tio Vitor)

Ai pode, pode! (diz o Mané G)

Logo de seguida chega a Ti Mariana Soleta e diz o Ti Vitor; Então não queres saber?

O que é que foi “Bitro”? (pergunta a Ti Mariana)

O Bernardino mandou o Ti Guilherme à merda.

O quê? (pergunta a Ti Mariana)

Bom, meia - hora depois, toda a gente na Abrunheira já sabia do sucedido.

Moral da “estória” – Dos bons exemplos devemos ter em conta, dos maus também e, aqui, neste caso, uma palavra mal compreendida pode criar grande confusão. Com muito tempo passado e contado em muitos anos, devemos estar atentos e de olfacto bem apurado porque… nunca se sabe o que vem por aí.

Das famílias aqui prosadas só bem se deve reter. Uma, porque de modesta e humilde se tratava mas de honestidade e honradez nos píncaros, a outra de posses bem garantidas mas igualmente honrada e honesta na Abrunheira doutros tempos.

Silvestre Félix

2 comentários:

  1. Gostei dessa do Bernardino que ainda não era Coutinho,está de mais.
    A eira que falas era em frente da minha casa,tinha de facto umas lages de pedra,esse terreno foi comprado por uma colega minha e lembro-me de ver arrancar pedra a pedra para construirem a casa que é hoje.A Abrunheira é a minha segunda terra,e desta forma fico a conhecê-la muito melhor.Obg Bj Jesus

    ResponderEliminar
  2. Olá Jesus!
    Muito obrigada pela tua participação e pelos comentários que sempre fazes que leio sempre com atenção.
    A ideia é falar da nossa Terra da maneira como eu ou alguém a viu ou a vê.
    Beijinhos
    Silvestre Félix

    ResponderEliminar