terça-feira, 18 de janeiro de 2011

FUNDAÇÃO DA URCA – CAPÍTULO II – 1ª PARTE - DEPOIS DE 3 DE JANEIRO DE 1975

A Assembleia de Fundação em 3 de Janeiro de 1975 foi bastante concorrida. Presentes, vários membros do antigo Grupo Desportivo todos mais velhos do que nós. Eram, digamos, os irmãos mais velhos. Lembro-me, por exemplo, do António Nascimento e do Francisco Cruz. Estavam mais, mas não consigo recordar-me dos nomes.

Este foi um dia importante para a história contemporânea da Abrunheira, e, por isso, devia ser assinalado com alguma dignidade. Durante muitos anos a data foi comemorada como merecia, mas depois, a negligência e o descuido (pelo menos) foram tomando conta de algumas agendas e, com alívio de alguns, perdeu-se o hábito. Para quem não conhece a época e as circunstâncias, é importante que se saiba que o Sócio da URCA, ou melhor, a Sócia registada naquele dia com o número um, foi a Cristina Peniche. Tinha 14 anos, e a seguir era uma escadinha até aos 20, que era eu que os tinha.

Neste início de 1975, o País vivia um trajeto revolucionário, com mudanças todos os dias e que depressa chegaria ao "verão quente" de 75, ponto alto do PREC (Processo Revolucionário Em Curso).Com o aparecimento de muitos partidos políticos, a sua influência crescente na sociedade emergente e, naturalmente, em cada um de nós, começou a não ser fácil aguentar a unidade, “marca d'água” do nosso caminho até aquela altura. Continuo a pensar, que aquele núcleo duro inicial, conseguiu manter a mesma dinâmica, porque se adaptou bem à nova situação e garantiu uma prática democrática muito abrangente do ponto de vista partidário. Conseguimos permanecer unidos, resistindo a todas as tentativas hegemónicas, muito embora as conhecidas e confirmadas ligações partidárias de alguns de nós.

Entretanto aproximava-se o Carnaval, altura de brincadeiras e passeios de mascarados e realização de bailarico na “sociedade”. Naquele ano de 1975, o pessoal da URCA pensou, projetou e apresentou, um programa mais elaborado que, para além de baile num dos dias, incluía, noutro dia, a apresentação em palco, de vários “quadros” de comédia ensaiados e representados pela “prata da casa”. O nosso problema era sempre o mesmo – local para fazermos isto. Já antes, tínhamos tido a colaboração do Sr Saraiva que nos disponibilizou um anexo da serração para fazermos um baile. Para o Carnaval fomos novamente falar com ele e o Senhor, com toda a boa vontade do mundo, ofereceu-nos um armazém ao lado da sua casa. Era o ideal, ficamos todos contentes mas estava cheio de madeira para ser retirada e, depois da festa, para voltar a pôr no mesmo sítio.

O Carnaval de 1975, primeira realização a sério da URCA, foi um grande sucesso. A população da Abrunheira participou em massa e isso deu-nos muita força para continuarmos. No entanto, era cada vez mais sentida a falta de instalações, não só para sede, mas principalmente, para se desenvolver uma actividade cultural e recreativa continuada e devidamente programada.
O País estava a mudar e nós não queríamos ficar para trás. Um pouco por todo o lado, tomava forma uma onda que viria a tornar-se imparável – tantas vezes levada ao exagero - que era, a ocupação de todo o imóvel que se encontrasse comprovadamente ao abandono. Como é natural, o fato de abordarmos a temática e de falarmos de alguns locais que poderiam servir para desenvolvermos os nossos projetos, levou a que a nossa indestrutível unidade até aí, sofresse algum abalo. Claro que era um assunto polémico e muitos de nós achavam que não deveríamos ir por aí. Como se veio a verificar, a unidade resistiu e, nos meses seguintes, iria tornar-se ainda mais forte.

Entretanto, chegamos a 3 de Março daquele ano do PREC. Era Segunda-Feira, apanhei o comboio da linha do Oeste de manhã cedo no Cacém, e lá fui até à Figueira da Foz “assentar-praça” no exército deste País. Tinha o estômago às voltas, não só pela obrigação de ir para a tropa, mas também porque na véspera, a festa da minha despedida na adega do Pai do Zé Carmo Silva, tinha sido de arromba e com muito álcool.

(Continua)
(Extraído dos textos “Abrunheira, Terra com História” de Silvestre Brandão Félix, publicados no extinto blogue “Aldeia Viva” durante 2007 e 2008.)
(Correção e atualização do autor em 2011)

Silvestre Félix

2 comentários:

  1. Historia viva, pois claro....como participei nisto tudo agrada-me ler o que vais escrevendo...
    Cá fico á espera do proximo episodio...
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. É verdade, estiveste bem no meio dos acontecimentos, foste dos principais protagonistas.
    Abraço
    Silvestre Félix

    ResponderEliminar