quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A PROPÓSITO DA FUNDAÇÃO DA URCA

A propósito da Fundação da URCA, o José Carmo Silva, destacado elemento dos que, ativamente, criaram condições para o nascimento da URCA e que viria a ser o seu primeiro Presidente de Direção, fez-me chegar um texto que enquadra, acima de tudo, o sentimento de solidariedade comunitária dos jovens da época. É verdade que víamos para além das competências da URCA. A ideia do Centro Social, que era um objetivo concretizável na altura, é a maior prova disso.

“Um aspecto curioso que suportou a formação da URCA, mostra-nos como um conjunto diverso de pequenos "nadas" podem levar à criação de algo que tem perdurado ao longo de todos estes anos.A história da URCA assenta na junção de grupos de jovens, que acabavam por conviver em separado, com visões distintas mas que, talvez de modo inconsciente, partilhavam a necessidade de construir algo que pudesse servir, não só o grupo onde conviviam, mas uma comunidade mais alargada.
Existia por um lado a experiência do Grupo Desportivo, por outro o associativismo já pós 25 de Abril dos mais jovens, ainda grupos mais "maduros" que de vez em quando organizavam os tradicionais bailaricos, e pelo meio as experiências mais ou menos culturais que remontam ao grupo do Algueirão, JURA, (Juventude Unida e Recreativa do Algueirão - cujo padre da paróquia comparou com H2SO4) com antecedentes a 1973 (ou mesmo antes).Jovens em separado, ideais diferentes, mas a necessidade de fazer algo mais grandioso.
Talvez um bom exemplo de "O todo é maior que a soma das partes" e também menor, acrescento eu, por obrigar a alguma perda de individualidade a favor de um objectivo mais abrangente.É esta humildade e grandeza que permitiu cultivar a persistência, permitindo ultrapassar os desafios que necessariamente teriam de surgir.
[José Carmo Silva]”

Sem comentários:

Enviar um comentário