quarta-feira, 30 de março de 2011

DÉCADA DE 70

Para que ninguém colha a ideia de que na década de 70 do século ido, na Abrunheira, a juventude seguia à risca todos os padrões da geração mais velha no que respeita a bom comportamento, tenho de vir aqui dizer a verdade, deixando muitas dicas para que cada um possa fazer o seu juízo.

Havia os que se portavam bem, os que se portavam mal e os assim-assim. Também havia, admito, quem não se enquadrasse em nenhuma destas situações e tudo fizesse para passar despercebido.

Eram tempos de preocupação de trabalho, de tropa e do que fazer com uma guerra no horizonte. Tempos também de namorar a sério e a brincar e de saber como elas iam convencer os Pais na saída dominical para, pelo menos, uma ida ao Cabaço.

Eram tempos de organizar bailaricos em alguma garagem ou na adega do Pai do Zé Carmo Silva e discar vinil quantas vezes necessário fosse para se sentir a proximidade do corpo do par e, com intervalos de semanas, voltar a tocar-lhe, pelo menos, nas mãos. Naquele início da década, a “química” já tinha sido descoberta, embora dando os primeiros passos na investigação. As paixões iam e vinham, passavam ao lado e de lado. Tempos também de petiscos e “pielas” de “caixão à cova”, quase sempre disfarçadas com onda bem humorada e risada incontida à sobremesa.

Eram tempos na Lagoa de Albufeira com longas noitadas de cantoria, petisco bem regado e depois com a aprendida guitarrada do Zé Barros. Nova estação em tempos de namoradas novas, água tépida, boa temperatura e muita areia agarrada ao pêlo.

Eram tempos de muitas horas levadas em torneios de matraquilhos e mesas infindáveis de king. De matraquilhos, na Abrunheira, havia a primeira e a segunda divisão. O terreno da primeira divisão era no café do Manel (café Brasil na Av. Dos Combatentes). Aí se defrontavam os melhores jogadores: Pézinhos, Fernando Martinho, Baptista, Chico Cruz, António e Zé Nascimento, José Duarte, Durães e muitos outros. A segunda divisão jogava no café do Cabaço. Os jogadores eram mais novos e, a grande ambição, era um dia poderem emparceirar ou defrontar os da primeira divisão. Eu fazia parte desse grupo com o Rui Simplício, Zé Marques, Fernando Marques, Zé Carmo Silva, Fernando Matos, Zé Alentejano, Pele e Osso, Mário Martinho, Zé Fernando, Vicente, Fernando Pedroso, Filomeno Caravaca e outros que, por causa deste meu litígio permanente com a lembradura de nomes, não me deixa acrescentar mais.

Também eram tempos de cartas. Mesmo no Cabaço jogávamos ao King. As noitadas eram muitas vezes passadas na adega do e nunca tínhamos limite de tempo para terminar.

Eram tempos de coisas sérias e nunca ajuntamentos suspeitos antes de 74. Eram também tempos de medo. Eles, os da pide, andavam sempre por aí. Aprendíamos cedo a mudar de conversa quando alguém com perfil de “bufo” se chegava perto. Depois dos da pide terem arreado as calças, os espíritos se abriram, começamos a ir mais ao cinema e até podemos finalmente ver “O último tango em Paris” com o Marlon Brando e a Scheneider, o “Garganta Funda” e todos os que apareciam da série “Emmanuel”. Na mesma onda, os bailaricos do começaram a ser mais frequentes, cada vez havia mais vinil e os pares já se tocavam mais. Os tempos eram de ventos fortes com um novo ar e, todos nós tomamos bebedeiras desse novo ar e de tudo o que nos punham à frente – às vezes até demais.

Eram tempos para pôr em prática as ideias boas. Antes o JURA no Algueirão e depois a URCA aqui na Abrunheira passaram a dominar as vidas da nossa juventude que continuava a namorar, a apaixonar-se, a ir para a Lagoa, a jogar aos matraquilhos, a jogar ao king, à lerpa, ao futebol e a portar-se bem, mal ou assim-assim!

Silvestre Félix

sexta-feira, 25 de março de 2011

PORQUE NOS CHAMAVAM BRASILEIROS

Em plena segunda década deste século vinte e um, em dias de terramotos e tsunamis devastadores e crises de dívidas soberanas que já nada têm que ver com soberania, quase não se ouve e, mesmo eu, de certeza não entenderei à primeira, se alguém me chamar “Brasileiro”. Até há tempos, contados em vinte e cinco ou trinta anos, ainda era comum: em Albarraque, no Linhó, em Mem Martins, em Rio de Mouro ou em Ranholas, referirem-se aos Abrunhenses de Brasileiros e à Abrunheira de “Brasil”.

Porquê? O que tinha a Abrunheira a ver com o Brasil? Na verdade existe uma justificação para isso e a história pode ser contada mais ou menos assim:

O feito dos nossos heróis, Gago Coutinho e Sacadura Cabral, saindo de Lisboa no hidroavião "Lusitânia" em 30 de Março de 1922, fazendo a rota do Atlântico Sul e chegando ao Rio de Janeiro no Hidroavião Santa Cruz a 17 de Junho de 1922, teve um alarido muito grande em todo o País. Era uma época em que os valores e a auto-estima estavam de rastos por cá (em termos de níveis, não andarão muito longe dos de hoje) e, um feito destes, foi festejado como se tivéssemos voltado ao tempo dos descobrimentos. O que é verdade é que esta viagem dos dois Portugueses ficou na história da aviação civil mundial. A primeira travessia do Atlântico Sul aconteceu, fundamentalmente pela tenacidade e coragem dos dois aviadores e são essas qualidades que se destacam no imaginário dos portugueses anónimos, mesmo daqueles que nem sequer faziam ideia aproximada do que era um avião, ou, como à época se dizia, um aeroplano, ou ainda, neste caso, um hidroavião.

Na Abrunheira o acontecimento também foi vivido com o mesmo entusiasmo. Foi de tal forma que houve quem quisesse imitar os Heróis Nacionais. E logo eles que nunca tinham visto um “passarão” daqueles nem nunca tinham falado com alguém que o tivesse feito por eles. Bom, mas coragem não se mede e lá se atiraram à tarefa.

Um dos protagonistas, o Francisco Borrego, morava num casal saloio onde é hoje a Rua da Escola, em frente à Rua de S. José e era familiar do Mário e Paulo Martinho. Tenho ideia de ser só agricultor, não me ocorre que fosse encartado em qualquer outra arte. O outro era o Bernardino, marido da Judite Caracol e tinha a arte (como ao tempo se dizia) de cabouqueiro. Nas horas de retórica alcoolizada, dava-se a conhecer à plateia como sendo o único cabouqueiro possuidor da “Ciência da Pedra”. Passando à frente da retórica, continuemos a identificação dos atores principais; A quinta do Caracol Velho (que fumou cachimbo até morrer muito Velho) era quando se desce a Rua Humberto Delgado, a seguir à Quinta do Azevino do mesmo lado. Pois o Bernardino, genro do Caracol Velho, era homem de músculos, designação incluída no pacote da já dita “Ciência”. Contava-se que, na taberna do Faial, hoje da Viúva Maria do António José e Filha Isabel, este homem, que se chamava Bernardino, levantava com os dentes, barris de vinho de 50 litros e sacas de farinha do mesmo peso. Este Bernardino, ainda me lembro (aqui já era também Coutinho) de o ver de picareta nas unhas (mãos) a abrir valas para a colocação da água canalizada que vinha aí à pressa, pois já estava atrasada, mas, finalmente, a chegar à Abrunheira… Era um homem forte até que, a curvatura em peso do Tempo contado em anos de idade começou a ser grande. Também me lembro de ver este Coutinho que era Bernardino arrastar os pés pesados pelo Tempo que passou.

Quando ainda eram novos, lá por alturas de 1922/23, e como também queriam ser heróis, o Bernardino e o Francisco Borrego construíram como puderam, e com a ciência que a vivência lhes deu, um aeroplano que, para eles, representava o "Lusitânia". Levezinho, menos de um terço do tamanho real, para que fosse possível utilizar como rampa de lançamento um "zambujeiro" (parente pobre da oliveira) aqui por cima das "pateiras". (É preciso que se diga, para que não sirva de argumento palaciano, que o local pode muito bem não ter sido o indicado, mas, que fazer? Nenhum deles pela terra ainda anda de forma que me possam confirmar o sítio. Nesta conformidade fica dito e redito que, para os devidos efeitos, o sítio é mesmo este.) Claro que a rampa de lançamento não foi suficiente para que o Coutinho, ainda Bernardino, e o Francisco Borrego, conseguissem concretizar o seu sonho… voar como faziam os pombos, as rolas, os melros e pintassilgos, sim… porque o “Lusitânia”, ou qualquer outro aeroplano, eles nunca viram, daí acreditarem que bastava construírem uma coisa com asas para poderem levantar voo e irem até ao Brasil, que a vivência e muita imaginação lhes dizia que era já ali. Pois é, o trambolhão foi instantâneo, assim que fizeram peso no "hidroavião" em cima do zambujeiro, caíram com os quatro costados no chão e assim se acabou a viagem até ao Brasil. De plateia convidada e mirones metediços, não seriam muitos abrunhenses mas, ainda assim, mais que suficientes para acudirem às mazelas dos “aviadores” improvisados e propagarem a dececionante aterragem forçada pelos “ouvidores do reino”, dentro e fora de portas.

Mas se aqui acaba a história do voo até ao Brasil para o Bernardino que passa também a responder como Coutinho e para o Francisco Borrego que, a partir deste dia fica colado ao Sacadura, também aqui começa outra história. À conta deles, e porque o Salazar ainda não tinha descido à Capital, sem canga, sem pide nem censura, os vizinhos de Albarraque, Linhó, Mem Martins, Rio de Mouro, Ranholas e doutras terras ainda mais longe, em jeito de chacota, começaram a chamar-nos "Brasileiros" e à Abrunheira "Brasil".

Não é por acaso que o café na Av. Dos Combatentes, em frente ao Trilho, se chama "Brasil”. Exactamente…, por causa da história do Coutinho que era Bernardino e do Sacadura que era Borrego. Na época da inauguração do Café Brasil pelo "Manel do café", lá pelos meados da década de sessenta, ainda era normal nos arredores chamarem"Brasil" à Abrunheira e a nós, os de cá, "Brasileiros". Na ida de manhã ou no regresso à noite, nos andantes da alva como cal “Palhinha” ou da azul celestial “Boa Viagem”, era frequente dizer-se como destino de viagem, “Brasil” em vez de Abrunheira. Esta história de Abrunhenses e Brasileiros não ficava completa sem, a propósito do Café Brasil, dizer que o “Manel do Café” era genro do autêntico Saloio "Sabino", homem grande que fazia dois de mim, e que tinha tanto de grande como de bom. Usava barrete, aquele barrete preto à Saloio, e aquelas calças de cetim que apertavam até por cima da barriga com a devida saliência, e também aquelas camisas que hoje só costumamos ver nos trajes dos ranchos folclóricos.

Também não é por acaso que à rua que vai da esquina do Ti Alexandre pela direita, ficando as “pateiras” à esquerda, lhe foi dado o nome de Gago Coutinho. Tem a ver com a aventura do “Lusitânia” e, por isso, perto do local onde tudo aconteceu.

Em 1975, aquando da fundação da URCA, muito se conversou e muito barro à parede se atirou, sobre que emblema e símbolo devíamos adotar ou criar, para a nossa coletividade. Ainda a propósito da brasilidade da nossa Terra, o emblema criamos, e as cores que lhes juntamos foram, nem mais nem menos, as cores do Brasil – O amarelo e o verde!

A nossa Terra tem passado e os seus filhos tiveram, e têm que continuar a ter futuro. O Coutinho que era Bernardino e o Borrego que não era Sacadura estão na nossa memória e, ficarão, ligados à história da Abrunheira!

(Extraído dos textos “Abrunheira, Terra com História” de Silvestre Brandão Félix, tendo sido alguns publicados no extinto blogue “Aldeia Viva” durante 2007 e 2008.)
(Correção e atualização do autor em 2011)
Silvestre Félix

sábado, 19 de março de 2011

O NOSSO CINEMA PARAÍSO…

Chegou sem avisar numa carrinha com duas portas atrás e, no meu olhar de criança, muito grande, grande demais. Entrou no lugar e logo fez duas ou três voltas de cima para baixo e de baixo para cima, e, de altifalante ligado…. “Atenção! Atenção! hoje… às nove e meia da noite… cinema nesta localidade…o espectacular filme – TARSAN! O HOMEM MACACO. Não percam, logo, pelas nove e meia da noite, na Sociedade da Abrunheira, Tarsannn!!! O Homem Macaco”… e repetia, repetia…., metendo, de vez em quando um separador musical, que, quase sempre, era um “pasodoble” ou coisa parecida.

A meio do percurso, o andamento da carrinha já arregimentou um cortejo de putalhada que não é brincadeira. Depois de duas voltas à Abrunheira, que naquele tempo eram muito rápidas, o “homem do cinema” dirigiu-se para a Sociedade, e, por artes mágicas, começou a tirar aquelas tralhas todas da carrinha. Como é que aquilo lá cabe tudo? Bom, com certeza é por ser do cinema, se calhar também tem magia. Tirou tudo nas calmas, eu e os outros putos, vimos e até ajudamos. Dentro da “Sociedade”, montou a torre de projecção do lado do palanque e virada para a parede do lado da porta e do bufete onde iria pendurar um grande lençol branco. Depois começou a rebobinar as fitas, e eu, na minha lógica de puto, perguntei cá para mim – então, mas porque é que o homem não fez isto em casa? E as bobinas eram mesmo muito grandes, e demoraram a rebobinar e o homem dava à manivela sempre… sempre… e já transpira e o suor pinga… pinga, e ele continua …continua, e a bobina grande vai ficando cada vez mais pequena e a pequena cada vez maior, e o homem dá à manivela e o suor pinga, e as bobinas roçam nas hastes laterais e fazem aquele barulho irritante de metal contra metal, e rodam… rodam… rodam, até que uma está muito grande e a ponta final da fita salta da outra bobina, que continua a rodar sozinha, e o “homem do cinema” deixou de dar à manivela devagar… devagar… e tudo parou. Estava concluída a primeira parte do trabalho do “homem do cinema”.

Lá pelas oito e meia, o pessoal começou a chegar, e eu, naquele dia, que não me lembro há quanto tempo contado em anos foi, era puto e consegui ir ao cinema. Provavelmente fiz de pau-de-cabeleira da minha Irmã que nessa altura namorava o Alfredo. Sei que estava lá muito cedo e vi tudo. As pessoas a chegar e o “homem do cinema” com um livro daqueles que parecem rifas, e como ainda não havia IVA e a ASAE ainda não tinha sido inventada, cobrava e cobrava e cobrava… não me lembro quanto, dava metade da senha e a pessoa tinha direito a sentar-se naqueles bancos de madeira corridos para ver o “TARSAN – O HOMEM MACACO”.

A Sociedade, onde se passava tudo o que de mais importante acontecia na Abrunheira, encheu depressa e, às nove e meia, o “homem do cinema” apagou a lâmpada muito grande que de gambiarra ia até ele. As figuras começaram a mexer-se no lençol branco estendido na parede. Primeiro, a propaganda do regime com aquele grande selo no princípio – Visado pela comissão nacional de censura. Este intróito incluía sempre discursos do Américo Tomás, paradas militares, visitas e inaugurações, passagens com grandes feitos “ultramarinos”, atividades da mocidade portuguesa, algumas “virtudes” do ditador, enfim, tudo boas notícias… e, só depois, vinha o “Homem Macaco”. E o outro homem, o do cinema, dava à manivela… dava… dava, e as imagens iam andando à velocidade da manivela e o homem ia narrando as cenas, «…. E agora, muita atenção…. O TARSAN vai beijar a JEAN….,» e, quando a cena se aproxima do auge, breves instantes de “suspence” para aumentar o gosto, e, num gesto bem sabido por tantas vezes já ter sido executado, o “homem do cinema” pára a manivela. Neste preciso momento, a plateia desata num barulho infernal em misto de alegria e admiração, sendo que, no meio, também os há com pudor, falso ou verdadeiro, não interessa. O “Homem do cinema”, quando viu que chegava de alegria, recomeça a dar à manivela e as cenas sucedem-se e, como de narrador precisava a cena – “Agora reparem bem, o Tarsan vai lançar-se duma árvore para a outra e a macaca vai atrás dele, e agora ele cai no lago….e… e….” e por aí fora, só se calando quando apareceu o lençol todo branco.

O “Homem do cinema” acendeu outra vez aquela grande, mas mesmo muito grande lâmpada que de gambiarra vinha até ele. Quando foi este tempo, fez-se silêncio de morte na Sociedade, era como se tivesse acabado o mundo, por fora estava tudo muito iluminado com aquela grande lâmpada mas, por dentro, as pessoas ficaram nas trevas. Durante noventa minutos de tempo contado, todos tinham subido às nuvens, tinham conseguido fantasiar em doce, todo o amargo que a vida lhes dá e, por isso, queriam mais, mais qualquer coisa, só não queriam regressar à vida de verdade, as pessoas queriam viver de faz de conta porque a vida vivida e toda a que iam viver no tempo que faltava, era verdade, e a verdade, quase sempre era dura, muito dura.

Depois daqueles momentos de negação da realidade, os cinéfilos abrunhenses, lá começam a sair da Sociedade em direção a suas casas. Eu ainda fiquei para trás com o assentimento da minha irmã que aproveitou para namorar mais um bocado. Entretanto, o “Homem do cinema” desmontou rapidamente a torre de projecção, tirou as bobinas e levou-as para a carrinha muito grande. E eu, que pronto já estava para me perguntar outra vez porque razão o “homem do cinema” não rebobinava as fitas, quando, num momento de lógica assumida conclui que, tal como aconteceu quando depois de almoço aqui chegou, ia deixar o trabalho de rebobinar para a Terra onde amanhã fosse mostrar o “Tarsan Homem Macaco” dando à manivela e parando na altura do beijo, qual cinema paraíso.

(Extraído dos textos “Abrunheira, Terra com História” de Silvestre Brandão Félix, publicados no extinto blogue “Aldeia Viva” durante 2007 e 2008.)
(Correção e atualização do autor em 2011)

P.S. «O Rui lembrou-me que na “Sociedade”, para além de televisão, (uma das duas existentes na Abrunheira durante bastante tempo, a outra era do Raposo que morava na Avenida dos Combatentes, nome atual, ao lado do café “O Combatente”) também se via cinema mudo. Aí está, embora um pouco ficcionada, uma das sessões a que eu assisti. Muitas outras aconteceram, primeiro mudas com ou sem narração, e depois, em versão moderna com som e a cores.»

Silvestre Félix

quarta-feira, 16 de março de 2011

BOMBEIROS DE SÃO PEDRO

O Jornal da Região, edição de Sintra, que hoje saiu para a rua, trás chamada à primeira página, a entrevista com o Comandante Pedro Ernesto dos Bombeiros de São Pedro, a propósito da inauguração do novo quartel, que pode ser lida nas páginas interiores.


(CLICAR NA PÁGINA PARA LER)

Silvestre Félix

(Linkado do próprio site do JR)

terça-feira, 15 de março de 2011

NO LUSCO-FUSCO ABRUNHENSE

E a mim não me escapavam as notícias que saíam daquele rádio de plástico de cor bege que descansava na mesa da cozinha com a antena bem esticadinha para o teto. As sílabas mais difíceis eram soletradas devagar mas já conseguia ler bem o jornal “O Século” na taberna do Ti Álvaro

(Pergunta o inteligente) Na taberna? Mas os putos….

Sim, eu sei… mas o Ti Álvaro deixava-me ler “O século” durante o dia.

Elas, as notícias, estavam lá, podiam não estar todas porque os homens do lápis azul cortavam muitas, principalmente as que falavam do “Estado Português da Índia” que já não era, porque o Nehru, uns dias antes do Natal, tinha expulsado os militares portugueses de Nagar-Aveli, Goa, Damão e Diu. Também riscavam e cortavam todos os telegramas e telexes sobre a Guerra que tinha começado em Angola e nunca deixavam escrever sobre os nossos tropas que iam em navios para lá. Mas eu lia as notícias da Guerra do Vietname que era com os Americanos e os homens do lápis azul não se importavam.

Oh Mãe… quando o Vitor for p’a tropa já não há guerra, pois não?

Ai Filho, Deus queira que não, ai… valha-me Deus, o que te havias de lembrar.

Oh Mãe, quando eu for p’a tropa já não há guerra em Angola pois não?

Oh Filho… falta muito tempo contado em anos para ires para a tropa.

Mãe, eu não gosto da tropa.

Filho, não digas isso, fala baixinho… «diz a minha Mãe olhando à volta muito aflita, porque naquela época salazarenta até as paredes tinham ouvidos.»

À hora da última ordenha…

(que digo assim só para que neste tempo se entenda, porque em todas as vacarias da Abrunheira se dizia “mungir” e “mungidela”)

…e da última refeição de manjedoura bem cheia de palha, feno e ração demolhada com “talinhos” de alfarroba, o meu destino ficava em caminho e no banco corrido da “sociedade” conseguia ver as imagens na caixinha da televisão que o Jorge Farpela ligava à mesma hora que o Ti Américo, a mulher Ausenda, ou o Zé da Natália, abriam o “posto do leite” no sítio onde, no tempo de agora, tem um café que se chama “O Combatente”. Todos se encaminhavam, durante uma hora de tempo contado, para o “posto do leite”, levando o precioso líquido para o “grémio”. No dia seguinte, muito cedo, os úberes das vacas lá voltavam a fazer pressão nas tetas apressando a mungidela da manhã.

(E dizia o inteligente) – Vaca, úbere, tetas… mas que raio de linguagem… daqui a cinquenta de tempo contado em anos, tudo isto tem outro significado. A Abrunheira é terra pacífica e os abrunhenses estão todos de bem com a nação (por enquanto. Digo eu que sou inteligente e não pio o que sei a ninguém) mas é bom não arriscar, deixando que a “mostarda” lhes chegue ao nariz.

Na “sociedade” via, e lia, os desenhos animados. As legendas passavam depressa e eu corria atrás sem me distrair: O “Perna-longa” o “Gato Félix” e o “Gato Silvestre”, o “Bip-Bip”, o “Speed-Gonzalez”, etc., eram alguns dos heróis.

No lusco-fusco abrunhense e os postes da luz já acesos. De baixo para cima em direção ao Chafariz, a luz do interior da taberna do Ti Álvaro era amarela. Sem som, como se de mimos falássemos, mexiam os braços com copos na mão. De dois ou de três, os copos eram sempre cheios de vinho e depressa se despejavam naquelas gargantas sedentas.

Oh Filho! Espreita só, não entres!

E eu espreitava e via e não ouvia!

Na Abrunheira, os copos de dois ou de três, envenenavam a alma. As passadas trôpegas avançavam num trilho irregular e, pela noite dentro, não traziam a boa-nova, o carinho, o bom trato.

Durante o dia, eu lia o jornal “O Século” na taberna do Ti Álvaro e não havia notícia que me escapasse. Mesmo as que não estavam escritas ou haviam sido riscadas a lápis azul, eu, as conseguia adivinhar …, sem que o “inteligente” desse por isso…

Silvestre Félix

quarta-feira, 9 de março de 2011

POR ESSES CAMINHOS ACIMA…

Naquela época, “Por esses caminhos acima” chegávamos ao Linhó, aos Celões, a Ranholas e, mais perto e a direito, à Colónia. Hoje, só conseguimos chegar à Colónia ou, como se diz no papel, Estabelecimento Prisional de Sintra. E lá, muito tempo passado com anos contados em quatro paredes muito apertadas pela sociedade madrasta. Os homens feitos neste tempo enviesado e ausente de valores criados pela sua mão. Incapazes de fazer a curva do sucesso socialmente aceite.

Oh filho! Vê lá, tem cuidado, porque eles andam sempre por aí.

É verdade Mãe, eles andam sempre aí, mas não é só “por esses caminhos acima”, eles estão por todo o lado, nos sítios onde menos esperamos, aí estão eles.

Na maior parte das vezes estão ao pé de nós e não os vemos, tem ocasiões que até dizem que são nossos amigos e depois de contarmos dias, meses, anos se for preciso, olhamos duas vezes seguidas, «com olhos de ver…» sim, porque muitas vezes olhamos e não estamos a ver, e assim, «com olhos de ver», conseguimos descortinar que não são eles mas sim os outros, aqueles que a minha Mãe sempre me avisava:

Cuidado filho, não acredites sempre à primeira, tens de esperar o teu tempo, não vás de repente “por esses caminhos acima”.

O tempo vai sendo contado e muita água vai correndo pelo Rio das Sesmarias…. sempre a correr…. até quando não chove, ela, a água, corre…. corre, pelo Rio das Sesmarias, e, já no verão da vida, consigo também ver, «com olhos de ver», o contrário. É como se fosse um espelho ou como se conseguíssemos olhar para dentro de nós. Eu agora quero sempre olhar «com olhos de ver». A verdade dos sentimentos é tão firme e forte, como o leito do Rio das Sesmarias depois de assoreado para se lhe tirar a sujidade e as areias que mantinham a estrada principal da Abrunheira transitável. Ainda que só por lá passassem as carroças, os carros de bois e, uma vez por ano, a máquina debulhadora dos cereais produzidos pelas searas do meu Avô Silvestre (Velho).

O Sapateiro de Manique também tirava areia para marcar a eira que o seu rebanho de ovelhas, à custa de muita pisadela, ia fazer no Serrado da Fonte. E o bacalhau cozido com batatas que a minha Avó Gertrudes se encarregava de dispor para os comensais… e o Sapateiro de Manique, naquele ano e todos os anos antes e todos os anos depois… Oh patroa, o que é que pôs no bacalhau? Está cá um pitéu! Deite lá mais uma postinha… E, no Rio das Sesmarias, na linha de partida “por esses caminhos acima”, os princípios e os sentimentos só valem se forem como o seu leito: Profundo e limpo!

Assim conseguimos ser mais felizes e acreditar que podemos ir “Por esses caminhos acima”, mesmo que tenhamos de contornar os obstáculos da vida.

Silvestre Félix

domingo, 6 de março de 2011

UM CORRIDINHO?

E o Ti Faneca toca, toca… e o pé bate, bate… e o cigarro no canto da boca, arde, arde… e os pares dançam, dançam, dançam…. até que, o Rafael Coxo, faz sinal ao Ti Faneca, a concertina pára.… o Rafael Coxo sobe ao palanque, e diz, aplicando toda a sua sapiência: "Alto e para o baile! Os Cavalheiros fazem favor de levarem as Damas ao bufete!". E o Ti Faneca volta a por a concertina a jeito e lá começa a tocar, a tocar… e o pé a bater, a bater… e tudo volta ao mesmo, só os Cavalheiros é que não acharam graça à “lembradura” do Rafael Coxo. A maior parte nem consegue disfarçar. Alguns, se pudessem, largavam já a Dama e punham-se a mexer. Ele é Mestre nestas surpresas e, por isso, quem se quer agarrar à “febra” tem de saber, ou calcular, qual é a moda em que o Rafael Coxo manda as Damas ao bufete.

Para a maioria dos Cavalheiros, cinco tostões é dinheiro, e uma gasosa ou uma laranjada é o bastante para lhe levarem o que sobrou para o fim-de-semana, e nem sempre a Dama o merece. Mas regra é regra e não se pode ficar mal à frente do pessoal. O cigarro do Ti Faneca está a chegar ao fim, quase lhe queima os lábios que habituados já estão destas queimadelas, e é o tempo para a moda chegar ao fim. O cigarro é como se fosse uma ampulheta, mede o tempo da tocadela assim como o bater do pé mede o compasso da moda.


Os pares desfazem-se, os Cavalheiros regressam ao seu sítio do lado da porta e em frente ao balcão do bufete, por detrás dos dois bancos corridos que estão ali exactamente para marcar o terreno. As Damas vão para o assento ao lado da sua Mãe, ou de quem está encarregada de controlar com quem a Dama dança… sim, porque essa coisa de ir ao baile tem muito que se lhe diga. Os assentos das Damas e suas acompanhantes são os conhecidos bancos corridos de madeira, dispostos em volta do recinto de dança.

Os Cavalheiros que têm tostões de sobra bebem o seu copo, olham as Damas, ensaiam sinais conhecidos ou piscadelas de olho, e um mais afoito e a atirar para o marialva barato, grita: "Oh Ti Faneca toque uma devagarinho!", e o Ti Faneca, que destes pedidos está ele farto de ouvir, e também porque tinha tanto de malandreco como de cabelo em falta na cabeça, põe a mão em jeito de funil na orelha, e responde bem alto para o Cavalheiro atrevido: "O quê ?? um corridinho ?? É p’ra já!" E antes que o interlocutor consiga reagir, já se ouvem os primeiros acordes dum corridinho do Algarve, daqueles mesmo muito rápidos.

E o Ti Faneca com a sua concertina às costas, pedalando a sua bicicleta, corre, corre… estrada acima, corre, corre…estrada a baixo, Linhó, Albarraque, Manique de Cima e Manique de Baixo, Mem Martins, Casais de Mem Martins, Ranholas, Lourel, Várzea de Sintra, Ribeira de Sintra e… até onde o chamam para tocar uma moda devagarinho ou um corridinho do Algarve….

São ambos figuras relevantes da nossa Abrunheira. O Ti Faneca era um Artista e Bom Homem conhecido em todo o Concelho de Sintra, Mafra e Cascais e deve ter morrido nos finais da década de 60 princípio de 70.

O Ti Rafael meu tio, era o "animador de serviço". Grande entusiasta da vida associativa da nossa Terra. Era da sua responsabilidade a realização dos bailes, enterro do bacalhau no Carnaval, e tudo o que era diversão. Quando havia uma festa, um baile, lá estava o "Rafael Coxo". Morreu no princípio da década de 80. O «Coxo» do "Ti Rafael" era alcunha e usada com todo o carinho do mundo, porque felizmente o "Ti Rafael" não era deficiente motor.

(Extraído dos textos “Abrunheira, Terra com História” de Silvestre Brandão Félix, publicados no extinto blogue “Aldeia Viva” durante 2007 e 2008.)
(Correção e atualização do autor em 2011)

Silvestre Félix

terça-feira, 1 de março de 2011

URCA – O INSUCESSO DO CENTRO SOCIAL

No princípio, e estando as negociações com o proprietário da “quinta” a correr muito bem, todos pensávamos ser possível, com umas pequenas obras nas instalações já existentes ou fazendo de novo, pôr a funcionar um posto médico até final do ano de 1975. Seria um primeiro passo para a abertura duma extensão do Centro de Saúde de Sintra um pouco mais tarde.

Achávamos ser urgente o posto médico e até mais fácil de avançar do que um infantário e creche. Foram feitas várias diligências em conjunto com a Comissão de Moradores e Câmara Municipal de Sintra junto da direção do Centro de Saúde e Ministério da Saúde. Chegaram a vir cá elementos da Direção do Centro de Saúde e, a certa altura, tudo parecia bem encaminhado para a Abrunheira vir a ter uma extensão do Centro de Saúde, beneficiando do equipamento toda a zona sul da freguesia de São Pedro.

Pois bem, numa penada tudo andou para trás. A situação da propriedade ainda indefinida, o fato de não ser possível concretizar nenhuma aquisição por parte do Ministério da Saúde nem sequer formalizar um contrato de arrendamento das instalações a ocupar, veio a inviabilizar, pela raiz, qualquer hipótese de instalar tão importante melhoramento na Abrunheira. Os impedimentos alegados viriam a manter-se por muito tempo.

Foi uma grande machadada no projeto do Centro Social. A questão do posto médico aliada à dificuldade de andar para a frente com o infantário e creche enfraqueceu-nos as intenções. As malhas da burocracia cumpriam a sua missão, os mangas-de-alpaca recuperavam a sua influência e o seu poder e o nosso vigor revolucionário recuava para a estrita área de atuação da URCA, ou seja, recreio, desporto e cultura.

Para a época, era muito importante que o projeto do Centro Social tivesse vingado. Essa realidade teria, com certeza, contribuído para uma melhoria significativa da qualidade de vida dos abrunhenses ao longo destes trinta e cinco anos. Se assim tivesse acontecido, hoje, estaríamos no limiar de outro patamar de desenvolvimento.

E assim foi, e é, até hoje! O comboio passou, não o apanhamos e agora não sabemos quando voltará a passar.

Silvestre Félix